Saúde do Trabalhador intensifica plano de redução de acidentes por queimaduras oculares em Três Lagoas

Plano deverá ser executado até junho, como prevê nova etapa do concurso, conquistado em 2018

Publicado em
Saúde do Trabalhador intensifica plano de redução de acidentes por queimaduras oculares em Três Lagoas

A equipe do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, a partir da conquista do “Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, vem intensificando plano de ações para redução de acidentes ocupacionais por queimaduras oculares.

O prêmio de um veículo Ford KA, novo, adesivado e equipado, avaliado na época em mais de R$ 40 mil, foi conquistado em junho de 2018 e promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência Geral da Vigilância em Saúde e Coordenadoria Estadual em Saúde do Trabalhador.

Representando o município de Três Lagoas, participou do concurso e foi um dos vencedores o trabalho da professora de Educação Física e técnica do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Darlene Heloísa Ferrari Ruiz; e da psicóloga e também técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador, Luciana Assi de Lima.

Seguindo as regras e etapas estabelecidas no Concurso, foi elaborado “o Diagnóstico Situacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Três Lagoas”, informaram as servidoras da Saúde.

Conforme revelou esse “diagnóstico”, um trabalho de 64 páginas, os principais acidentes de trabalho que resultaram em prejuízos para a saúde do trabalhador de Três Lagoas são traumas oculares, provocados por queimaduras por solda, queimaduras químicas e queimaduras por fagulhas.
A segunda etapa, como também já previa o regulamento do concurso, “foi a elaboração de um plano de ação de implantação ou implementação de promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

EXECUÇÃO DO PLANO

A execução desse plano, como informaram as técnicas da Vigilância em Saúde do Trabalhador, começou a ser trabalhado, a partir de julho de 2018 e deverá estender-se até junho de 2019.

Entre essas ações, como informaram Darlene e Luciana, estão sendo realizados treinamentos direcionados aos profissionais das Unidades Notificadoras sobre o “Organograma para Notificação Compulsória de ATG” – Acidente de Trabalho Grave – e a Recomendação, recentemente elaborada”.

Em novembro de 2018, houve treinamento de toda a equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador e, em dezembro, o mesmo treinamento foi direcionado para alguns coordenadores e coordenadoras de Unidades Básicas de Saúde, Clínicas e integrantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Equipes do SAMU  participaram de treinamento sobre ATG
Esse mesmo treinamento já foi também disponibilizado às equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e à equipe do SESMT (Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da Prefeitura de Três Lagoas.

Ainda antes do recesso de final de ano, em 13 de dezembro de 2018, a equipe do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador expôs o andamento das etapas do Prêmio de Incentivo e o prosseguimento das ações do Plano à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST).

Todas essas ações já realizadas começaram após a conclusão da elaboração  da “Recomendação para Definição dos Casos de Queimaduras Graves para fim de Notificação Compulsória de Acidentes de Trabalho Grave – ATG”, explicou Darlene.

Essa “Recomendação” foi elaborada e construída em conjunto com uma equipe multidisciplinar, “formada por profissionais médicos dermatologistas, cirurgião plástico, oftalmologistas, médicos do trabalho e coordenadores de unidades de atendimento de urgência e emergência, entre outros profissionais da rede pública e particular de Saúde “, informaram as servidoras da equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Fonte:

Deixe um comentário