Quando criança, Luís Phillipe sonhava em ser astronauta e hoje ele trabalha na Nasa

Quando era pequeno, Luís Phillipe Tosi, 32 anos, sonhava em pisar na Lua, em aterrissar em Marte, é que ele queria ser astronauta. Há 7 meses, o brasileiro, de família araçatubense, trabalha no JPL (Jet Propulsion Laboratory) da Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana.

Publicado em
Quando criança, Luís Phillipe sonhava em ser astronauta e hoje ele trabalha na Nasa

O caminho que trilhou entre as ruas de Araçatuba até chegar na Califórnia foi longo e de extremo esforço tanto do jovem como de seus pais, José Carlos e Sílvia Helena Ferreira Tosi.

“O JPL é um centro tecnológico de pesquisa norte-americano responsável pelo desenvolvimento e manuseamento de sondas espaciais não tripuladas da Nasa e eu atuo como engenheiro mecânico em projetos para o desenvolvimento de robôs, que são enviados para outros planetas”, explica Tosi.

O sonho de adolescente de se tornar astronauta e mudar seu endereço para o espaço acabou não se realizando, ainda. “A Nasa contrata astronautas novos a cada 4 a 6 anos e me apliquei em 2016, então quem sabe um dia”, diz Tosi, que atua em um projeto, alvo do seu doutorado e que é especificamente para sistemas robóticos, como o InSight que pousou em Marte em 26 de novembro de 2018 .

“O meu alvo de pesquisa ainda não é empregado nos robôs que estão sendo desenvolvidos hoje, é para o futuro”, diz. Foi a tese de doutorado em que Tosi se debruçou para mostrar a energia da locomoção de fluídos e converter em eletricidade que fez o engenheiro ser chamado para trabalhar na agência espacial. É que os experimentos foram feitos em parceria com a Nasa desde 2013.

Fonte: Folha da Região

Deixe um comentário