Morre aos 47 anos advogado que emocionou o Brasil ao organizar o próprio velório em vida
Tiago Pitthan enfrentava um câncer de estômago em estágio avançado e deixou uma emocionante mensagem de despedida poucas horas antes de morrer
O advogado Tiago Pitthan, de 47 anos, morreu na noite deste domingo (5), no Hospital Cassems, em Campo Grande, após lutar contra um câncer de estômago em estágio avançado. Conhecido nacionalmente pela forma leve e inspiradora com que enfrentou a doença, ele ficou marcado por organizar o próprio "velório em vida", transformando um momento de despedida em uma celebração da vida.
Poucas horas antes de morrer, Tiago publicou um vídeo nas redes sociais diretamente do hospital. Na gravação, deixou uma mensagem de serenidade e gratidão que comoveu familiares, amigos e milhares de seguidores.
"Estou bem, em paz, feliz. Valeu a pena. Tudo valeu a pena. Tive uma vida boa e é isso. Eu venci. Venci todos os dias. Um beijo do Bom Sujeito", declarou.
Desde que recebeu a notícia de que o câncer não tinha possibilidade de cura, Tiago decidiu viver intensamente cada momento. Em entrevistas e publicações, repetia que não podia controlar a morte, mas podia escolher a forma de viver o tempo que lhe restava.
O velório em vida que emocionou o país
No dia 30 de maio, cerca de um mês antes de sua morte, Tiago reuniu centenas de pessoas em um antigo galpão de cervejaria, em Campo Grande, para um evento chamado "Velório em Vida – A despedida do Bom Sujeito".
O encontro contou com apresentações musicais, homenagens, conversas e momentos de confraternização entre familiares, amigos e pessoas que acompanharam sua história pelas redes sociais.
A ideia surgiu após o velório de seu pai, em 2024. Segundo o advogado, ao ouvir amigos compartilhando lembranças e histórias, percebeu que gostaria de participar da própria despedida.
"Eu pensava: só faltou ele aqui. Foi naquele momento que decidi que, no meu velório, eu estaria presente", contou em entrevista.
Diagnóstico e luta contra o câncer
O câncer foi diagnosticado em março de 2024, após meses de sintomas como dificuldade para se alimentar, perda de peso e episódios frequentes de vômito.
Inicialmente, Tiago seria submetido à retirada do estômago. No entanto, durante a cirurgia, os médicos identificaram metástases, tornando inviável o tratamento curativo.
Mesmo diante da notícia, ele manteve o otimismo e escolheu aproveitar cada oportunidade para realizar antigos sonhos.
Nos últimos meses, voltou a Bonito para descer de rapel o Abismo Anhumas, fez um salto de paraquedas, aprendeu a tocar guitarra e chegou a subir ao palco durante a própria festa de despedida.
Uma de suas frases mais conhecidas se tornou símbolo da forma como enfrentou a doença:
"O câncer eu tenho. O câncer não me tem."
Um legado de inspiração
Ao longo do tratamento, Tiago também procurou quebrar o tabu sobre a morte, defendendo que falar sobre a finitude era uma maneira de valorizar ainda mais a vida.
Em uma de suas últimas entrevistas, resumiu sua filosofia de vida:
"A morte é só um detalhe. O que importa é a vida que a gente leva. A morte vai acontecer para todo mundo."
O velório será realizado nesta segunda-feira (6), a partir das 10h, no Cemitério Memorial Park, em Campo Grande. Familiares, amigos e admiradores prestarão as últimas homenagens ao advogado, que deixa um exemplo de coragem, leveza e amor à vida mesmo diante de um diagnóstico sem cura.
Fonte:
30
Briga bilionária na Justiça ameaça obra da ferrovia da Arauco em Mato Grosso do Sul
Concessionária da MS-112 pede embargo imediato e quer até a demolição de viaduto ferroviário construído pela gigante chilena em Inocência
30
Mutirão da Limpeza chega à Vila Haro para combater dengue, escorpiões e outros focos de doenças
Caçambas já estão disponíveis no bairro para o descarte correto de materiais que acumulam água e servem de abrigo para animais peçonhentos
Deixe um comentário
Quase lá...