Logística – Correios realiza pregão para modalidade de transporte por navio

Os Correios realizarão, na próxima segunda-feira (31), pregão eletrônico para contratar serviços de transporte de carga por navios: modal cabotagem.

Publicado em
Logística – Correios realiza pregão para modalidade de transporte por navio

 

A iniciativa visa modernizar a entrega de grandes volumes. A empresa planeja utilizar a cabotagem na distribuição de livros didáticos na operação 2020/2021.

Mais informações do certame estão disponíveis na página dos Correios.

Menor custo e maior segurança – Os Correios pretendem distribuir 17,2 mil toneladas de livros escolares no próximo ano letivo (2021), por meio do sistema de cabotagem, que é a navegação entre portos dentro do mesmo país.

Em cinco lotes, os contratos contemplarão os modais marítimo e rodoviário, na modalidade porta-a-porta. Os livros serão levados diretamente das editoras para o Porto de Santos. De lá, a carga segue de navio para os portos de Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM) até chegar nas unidades de logística dos Correios. 

Embora comum entre instituições privadas, o uso do modal marítimo é algo inédito na administração pública. Entre as vantagens desse tipo de transporte estão: maior segurança da carga, com diminuição dos índices de avarias e roubos, redução de custos operacionais, além de ganhos de eficiência energética, ambiental e geoeconômica.

A partir dessa primeira experiência, a intenção dos Correios é expandir a utilização do modal marítimo para outros produtos e contratos da empresa.

Fonte: Assessoria

120

Deixe um comentário