Indústria reduz 25% dos custos de produção com sistema de gestão de manutenção do SENAI
O novo sistema, implementado pelo SENAI Empresa em 2020, permitiu um maior controle dos custos de manutenção dos equipamentos da linha de produção

Já imaginou poder reduzir os custos de produção da sua empresa “apenas” organizando a gestão da manutenção? A Mix Nutri, indústria de alimentação animal localizada em Campo Grande (MS), contratou o SSMI (Sistema SENAI de Manutenção Industrial), um software que permite a otimização e melhor gestão de ativos de uma empresa por meio de planejamento preventivo e preditivo das manutenções, e conseguiu reduzir os custos de produção em 25%.
Segundo o diretor industrial da Mix Nutri, André Luis Savoia, o novo sistema, implementado pelo SENAI Empresa em 2020, permitiu um maior controle dos custos de manutenção dos equipamentos da linha de produção. “Conseguimos ter a noção exata desses custos e organizar com mais precisão as manutenções preventivas. Isso só foi possível com o SSMI, porque usávamos planilhas antes e nenhuma teve a mesma precisão do software”.
Ainda conforme André Luis Savoia, com o SSMI a Mix Nutri também teve mais controle dos profissionais que realizam as manutenções. “O sistema do SENAI é fundamental para qualquer tipo de indústria, porque ele nos dá uma visão bem clara dos custos da área de manutenção e permite uma melhor organização da empresa. Aqui na Mix Nutri, conseguimos reduzir em 25% o custo da produção porque nos organizamos para realizar as manutenções preventivas graças a essa organização”.
SSMI
Segundo o coordenador da área de Manutenção Industrial do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, o SSMI é um sistema intuitivo e robusto em suas funcionalidades, utilizado por diversas empresas na gestão de ativos, frotas e máquinas agrícolas, contando atualmente com mais de 40 mil ativos sendo geridos em sete estados diferentes do País: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.
Jeancalos Lucietto explicou que qualquer empresa que possua máquinas, equipamentos, veículos e edificações, e queira otimizar o uso destes ativos pode utilizar o nosso software. “Com o SSMI, você consegue controlar os custos de manutenção e ter o domínio das máquinas e equipamentos, escolhendo o melhor momento para as manutenções, evitando paradas inesperadas que impactam a produção”.
A utilização de um sistema de gestão de manutenção significa, primeiramente, a certeza de que o empresário terá mais segurança em sua empresa, pois equipamentos com manutenção em dia tendem a ter menos falhas, e consequentemente menos acidentes. “Além disso, problemas por desgaste precoce das peças e outros componentes das suas máquinas também serão reduzidos”, completou o coordenador do SENAI Empresa.
Confira as vantagens para a empresa de contratar o SSMI:
1 - Aumento da produção e da qualidade
Com o foco da manutenção em ações preventivas e a redução do número de manutenções corretivas, os equipamentos se mantêm por mais tempo em funcionamento, sem apresentar problemas, e isso melhora diretamente a qualidade e o volume da produção.
2 - Segurança
O número de acidentes em máquinas e equipamentos é um índice preocupante para toda indústria. Muitos destes acidentes estão relacionados à falha em máquinas por problemas de manutenção e, na maioria das vezes, poderiam ser evitados com um melhor planejamento e controle da manutenção.
3 – Otimização e redução de custos
Quando se investe em planejamento de manutenção reduz-se desperdícios e retrabalho na produção e otimiza-se o uso das máquinas da empresa, já que se perde menos tempo com a máquina parada ou realizando ajustes. O planejamento da manutenção também reduz o custo na aquisição de peças de reposição, pois permite negociar os preços com os fornecedores com maior antecedência.
4 - Indicadores de manutenção
O Planejamento e Controle da Manutenção é a área da empresa que implanta e monitora os indicadores de performance da manutenção, que auxiliam na qualidade da manutenção em geral e melhoram o desempenho operacional. O uso de indicadores de manutenção agrupa as causas dos reparos em categorias separadas por ciclo de vida do equipamento, facilitando a identificação de onde concentrar os esforços para elevar a confiabilidade da produção. Existem indicadores que monitoram a confiabilidade da manutenção, a qualidade e tempo de execução dos serviços, o custo de manutenção e a previsão de falhas, além de dados estatísticos e todo o histórico de manutenção para a tomada de decisão.
Leia mais em: www.fiems.com.br.
Fonte: Fiems

Polícia conclui que encontrada carbonizada foi morta por esganadura e estuprada por dois em MS
Corpo foi encontrado enrolado em um tapete

Prepare os casacos: onda de frio deve chegar a MS na próxima semana
Segundo a previsão, temperaturas terão declínio a partir de terça-feira
Deixe um comentário
Quase lá...