Indústria reduz 25% dos custos de produção com sistema de gestão de manutenção do SENAI

O novo sistema, implementado pelo SENAI Empresa em 2020, permitiu um maior controle dos custos de manutenção dos equipamentos da linha de produção

Publicado em
Indústria reduz 25% dos custos de produção com sistema de gestão de manutenção do SENAI

 

Já imaginou poder reduzir os custos de produção da sua empresa “apenas” organizando a gestão da manutenção? A Mix Nutri, indústria de alimentação animal localizada em Campo Grande (MS), contratou o SSMI (Sistema SENAI de Manutenção Industrial), um software que permite a otimização e melhor gestão de ativos de uma empresa por meio de planejamento preventivo e preditivo das manutenções, e conseguiu reduzir os custos de produção em 25%.

Segundo o diretor industrial da Mix Nutri, André Luis Savoia, o novo sistema, implementado pelo SENAI Empresa em 2020, permitiu um maior controle dos custos de manutenção dos equipamentos da linha de produção. “Conseguimos ter a noção exata desses custos e organizar com mais precisão as manutenções preventivas. Isso só foi possível com o SSMI, porque usávamos planilhas antes e nenhuma teve a mesma precisão do software”.

Ainda conforme André Luis Savoia, com o SSMI a Mix Nutri também teve mais controle dos profissionais que realizam as manutenções. “O sistema do SENAI é fundamental para qualquer tipo de indústria, porque ele nos dá uma visão bem clara dos custos da área de manutenção e permite uma melhor organização da empresa. Aqui na Mix Nutri, conseguimos reduzir em 25% o custo da produção porque nos organizamos para realizar as manutenções preventivas graças a essa organização”.

SSMI

Segundo o coordenador da área de Manutenção Industrial do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, o SSMI é um sistema intuitivo e robusto em suas funcionalidades, utilizado por diversas empresas na gestão de ativos, frotas e máquinas agrícolas, contando atualmente com mais de 40 mil ativos sendo geridos em sete estados diferentes do País: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.

Jeancalos Lucietto explicou que qualquer empresa que possua máquinas, equipamentos, veículos e edificações, e queira otimizar o uso destes ativos pode utilizar o nosso software. “Com o SSMI, você consegue controlar os custos de manutenção e ter o domínio das máquinas e equipamentos, escolhendo o melhor momento para as manutenções, evitando paradas inesperadas que impactam a produção”.

 

A utilização de um sistema de gestão de manutenção significa, primeiramente, a certeza de que o empresário terá mais segurança em sua empresa, pois equipamentos com manutenção em dia tendem a ter menos falhas, e consequentemente menos acidentes. “Além disso, problemas por desgaste precoce das peças e outros componentes das suas máquinas também serão reduzidos”, completou o coordenador do SENAI Empresa.

Indústria reduz 25% dos custos de produção com sistema de gestão de manutenção do SENAI

Confira as vantagens para a empresa de contratar o SSMI:

1 - Aumento da produção e da qualidade

Com o foco da manutenção em ações preventivas e a redução do número de manutenções corretivas, os equipamentos se mantêm por mais tempo em funcionamento, sem apresentar problemas, e isso melhora diretamente a qualidade e o volume da produção.

2 - Segurança

O número de acidentes em máquinas e equipamentos é um índice preocupante para toda indústria. Muitos destes acidentes estão relacionados à falha em máquinas por problemas de manutenção e, na maioria das vezes, poderiam ser evitados com um melhor planejamento e controle da manutenção.

3 – Otimização e redução de custos

Quando se investe em planejamento de manutenção reduz-se desperdícios e retrabalho na produção e otimiza-se o uso das máquinas da empresa, já que se perde menos tempo com a máquina parada ou realizando ajustes. O planejamento da manutenção também reduz o custo na aquisição de peças de reposição, pois permite negociar os preços com os fornecedores com maior antecedência.

4 - Indicadores de manutenção

O Planejamento e Controle da Manutenção é a área da empresa que implanta e monitora os indicadores de performance da manutenção, que auxiliam na qualidade da manutenção em geral e melhoram o desempenho operacional. O uso de indicadores de manutenção agrupa as causas dos reparos em categorias separadas por ciclo de vida do equipamento, facilitando a identificação de onde concentrar os esforços para elevar a confiabilidade da produção. Existem indicadores que monitoram a confiabilidade da manutenção, a qualidade e tempo de execução dos serviços, o custo de manutenção e a previsão de falhas, além de dados estatísticos e todo o histórico de manutenção para a tomada de decisão.

 

Leia mais em: www.fiems.com.br.

Fonte: Fiems

Deixe um comentário