Dono da Financial nega qualquer proximidade com prefeito Ângelo Guerreiro

Três Lagoas

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Dono da Financial nega qualquer proximidade com prefeito Ângelo Guerreiro
O empresário Ivan Garcia de Oliveira, dono da Financial Ambiental prestou depoimento à Comissão de Inquérito (CI) da Câmara Municipal que apura possíveis irregularidades na contratação emergencial da coleta e destinação do lixo de Três Lagoas, na manhã desta quarta-feira (12). Acompanhado do seu advogado, Luiz Carlos Areco, o empresário foi taxativo e negou qualquer proximidade com o prefeito Ângelo Guerreiro. Questionado se tem alguma afinidade com o Executivo, Oliveira respondeu que nunca teve contato com o prefeito Ângelo Guerreiro, nem mesmo por telefone, whatsapp ou e-mails. A administração municipal foi denunciada pela empresa Kurica Ambiental de contratar serviço de maior preço que o oferecido por ela, supostamente em favorecimento à empresa Financial. A denúncia foi protocolada junto ao Ministério Público e a Kurica afirma que conversou sobre a situação e seu interesse de prestar o serviço, assim como apresentou proposta com custo menor do que o efetivamente contratado. Oliveira disse que tomou conhecimento da denúncia e dos valores menores apresentados pela empresa denunciante por meio da imprensa, inclusive da oficial. O empresário disse que a Financial já presta serviço com dispensa de licitação em Três lagoas há cerca de 1 ano e meio a 2 anos e confirmou que a empresa recebeu um aditivo no contrato, o qual foi necessário por causa do serviço de coleta de lixo da saúde, mas que não se recorda do valor. O presidente da CI, vereador Adriano Cezar Rodrigues - sargento Rodrigues (PSC), perguntou se, na opinião de Oliveira, a empresa denunciante, com o valor de quase R$ 950 mil a menos, conseguiria realizar um trabalho de qualidade e o porquê dessa diferença de preço? O depoente respondeu que não poderia falar pela empresa denunciante, apenas pela sua empresa e explicou que os preços que pratica são baseados na complexidade do serviço e na experiência pelos 12 anos de atendimento em Três Lagoas. "Sei dos nossos custos e praticar outros preços menores seriam enviáveis", pontuou o empresário. Quando foi questionado pela relatora da CI, vereadora Marisa Andrade Rocha (PSB), se a empresa Financial está sendo processada civil e criminalmente, respondeu de uma forma ríspida que não saberia informar, pois não faz parte do jurídico. Sobre licenças e autuações ambientais que o aterro tenha recebido nesse período, o empresário ressaltou que a empresa Financial apenas opera o aterro e que todas estas questões são de responsabilidade da Prefeitura. Por fim, o vereador vereador Vagner Tenório da Silva – Silverado (PSDB) membro da CI, questionou se a empresa possui contratos com outros municípios. Ivan disse que apenas possui contrato com o município de Dourados, há mais de 10 anos, mas não saberia dar mais detalhes por ser um contrato de outra gerência. A empresa Financial Ambiental atua na coleta de lixo desde 2006. O empresário foi o último ouvido nas seis oitivas da Comissão de Inquérito. "Com base nas provas apresentadas e nos depoimentos de todos os envolvidos, juntamente com os outros integrantes, agora vamos elaborar um relatório com todas as informações, para ser apresentado ao plenário e a toda sociedade. O que queremos é deixar esclarecer se houve algo errado", afirmou o presidente sargento Rodrigues. Os suplentes da comissão são formados pelos vereadores Gilmar Garcia Tosta (PSB), Flodoaldo Moreno Junior (Solidariedade) e Luciano Dias Ferreira Dutra (PMDB). A Comissão também conta com o apoio do Departamento Jurídico da Câmara Municipal, segue orientação do Ministério Público e foi proposta vereador Renée Venâncio (PSD). Renée afirma que a comissão não é para condenar ninguém, mas para trazer luz ao que está obscuro. "Não sabemos se a administração errou ou foi conduzida ao erro, mas é um fato que precisa ser esclarecido", afirma Renée. **Valores da licitação ** A Prefeitura ratificou dispensa de licitação contratando a Financial por três meses para execução de serviços de coleta e de transporte de lixo entre outras situações no valor de R$ 3.436.047,80, porém de acordo com o Termo de Declaração recebido pela Promotoria no dia 15 de maio, a Empresa Kurica Ambiental S/A apresentou ao prefeito o Orçamento de R$ 2.504.473,38, ou seja, aproximadamente R$ 1 milhão a menos que a Financial para período de três meses.

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