Artesã de Três Lagoas recebe “Selo Made in Pantanal” e leva o nome da cidade para o Festival América do Sul (FAS)
O legítimo artesanato três-lagoense, com identidade regional, passou a contar com uma marca oficial a partir de abril de 2025, quando foi certificado com o Selo Made in Pantanal – um registro de procedência que agrega valor aos produtos.

O Município tem uma três-lagoense de peso no Festival América do Sul (FAS), que está sendo realizado em Corumbá, entre os dias 15 e 18 de maio de 2025. O festival é um grande evento cultural e um dos mais significativos da região sul-americana.
O legítimo artesanato três-lagoense, com identidade regional, passou a contar com uma marca oficial a partir de abril de 2025, quando foi certificado com o Selo Made in Pantanal – um registro de procedência que agrega valor aos produtos.
Estamos falando da artesã Izabel Ramos, criadora das famosas peças de pelúcia que representam os animais do Pantanal, como a capivara e o lobo-guará. Agora, essas peças passam a ter o Selo Made in Pantanal, que legitima o artesanato local e garante fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do Pantanal Sul-mato-grossense.
Orgulhosa por ter suas peças certificadas e poder representar o Município de Três Lagoas, Izabel Ramos falou sobre o evento e as novas oportunidades: “Participar deste festival está sendo um divisor de águas, um momento cheio de oportunidades e novas parcerias em cidades turísticas do nosso Estado. Estou muito feliz e emocionada por ser a única três-lagoense presente neste grandioso evento. Isso é muito importante, pois traz visibilidade internacional para minha cidade. Temos representantes de vários países aqui. Esse convite veio para destacar o lindo e valioso artesanato que Três Lagoas tem para mostrar ao mundo”, enfatizou a artesã.
HISTÓRIA DA ARTESÃ
Izabel Ramos é uma artesã que deixou um emprego com carteira assinada em uma grande empresa de Três Lagoas para se dedicar à maternidade e ao trabalho manual. Começou costurando roupas no estilo “mãe e filha” e, com o tempo, descobriu no artesanato uma nova paixão. Sua primeira criação foi uma almofada em formato de gato, mas foi ao criar uma anta de pelúcia que percebeu o valor das peças com identidade regional. O verdadeiro destaque veio com as capivaras de pelúcia, que rapidamente se tornaram um sucesso de vendas e seu maior orgulho.
Feitas 100% à mão, as capivaras são montadas do zero, com cuidado e carinho em cada detalhe. Além de serem seu principal produto, elas carregam o símbolo de Três Lagoas, onde a capivara é muito querida por todos. Izabel também produz outros animais sob encomenda, mas é com as capivaras que ela leva a identidade local para dentro das casas, representando com afeto a cultura e os encantos da região.
Fonte:

Workshop “Força e Cuidado: Uma Jornada de Equilíbrio” em homenagem às mães servidoras será nesta terça-feira (20)
O workshop contará com momentos de acolhimento, dinâmicas e atividades reflexivas, além de um espaço de conexão entre as participantes. Uma das propostas do evento é a realização...

Caravana do Lixo Eletrônico inicia em parceria com instituições de ensino e comunidade
Durante duas semanas, essas instituições funcionarão como pontos de arrecadação, recebendo equipamentos eletroeletrônicos sem uso, como celulares, carregadores, computadores, televisores, cabos, rádios, entre outros itens que não devem...
Deixe um comentário
Quase lá...