Vacina pentavalente será disponibilizada no fim de semana na Capital

Doses estão em falta desde junho de 2019 após ministério romper contrato

Publicado em
Vacina pentavalente será disponibilizada no fim de semana na Capital

Deve estar disponível até o fim de semana em todas as unidades de saúde de Campo Grande as doses da vacina pentavalente, que chegaram a Mato Grosso do Sul na semana passada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o governo deve distribuir a vacina aos municípios durante esta semana.
Das 15 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, 2 mil são para a Capital. De junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular devido a problemas com os fornecedores.

A vacina garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta). De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES) se as 2 mil doses forem insuficientes, o esquema de substituição pelas vacinas DTP voltarão a ocorrer.


O fornecimento da vacina foi interrompido porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou um lote do produto, em junho de 2019, que era importado de um laboratório indiano.
Os primeiros problemas com a vacina, produzida pela Biologicals E. Limited, foram identificados no início do ano passado. Três lotes foram reprovados pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS) e a Anvisa reprovou a importação do produto em junho.


A pasta afirmou na época que o problema teria sido causado pela mudança na logística de transporte da vacina. Isso teria alterado a temperatura do composto químico e feito a Anvisa reprovar o material. Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os meses, 800 mil doses desta vacina são aplicadas no país.

Fonte: Correio do Estado

Deixe um comentário