Edificações e Informática são as opções de cursos técnicos integrados do IFMS em Jardim

Cursos preparam o estudante tanto para o ensino superior quanto para o mundo do trabalho. Inscrições podem ser feitas até 6 de novembro

Publicado em
Edificações e Informática são as opções de cursos técnicos integrados do IFMS em Jardim

No município de Jardim, os estudantes que já concluíram ou estão prestes a terminar o ensino fundamental têm duas opções de cursos técnicos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS): Edificações e Informática. 

Os cursos são ofertados de forma integrada, permitindo que o aluno faça as disciplinas básicas do ensino médio enquanto cursa a formação técnica na área escolhida. Com o certificado de conclusão, o estudante pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho. 

Para estudar no IFMS a partir do primeiro semestre do ano que vem, é necessário ser aprovado no Exame de Seleção 2020.

Para Jardim, são ofertadas 80 vagas, sendo 40 para cada curso. Ambos têm duração de três anos e são presenciais, com aulas no período matutino, sendo que poderá haver atividades à tarde para o cumprimento da carga horária total.

As inscrições no Exame de Seleção 2020 vão até 6 de novembro e podem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital com as regras do do processo seletivo. 

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante. Alunos de escola pública podem pedir a isenção da taxa, que custa R$ 25,00, até quinta-feira, 10.  

Edificações – O curso, que faz parte do eixo tecnológico Infraestrutura, é uma boa pedida para aqueles que se dão bem nas disciplinas da área de Ciências Exatas.

Nas aulas, além de cursar as disciplinas básicas do ensino médio como Português, Matemática, História, Geografia e Biologia, o estudante aprende a elaborar e executar projetos e orçamentos de obras, desenvolver pesquisas tecnológicas na área e coordenar serviços de manutenção de equipamentos e instalações em edificações. Na formação técnica, o estudante tem disciplinas como Desenho Arquitetônico, Tecnologia de Construção e Materiais de Construção. 

Aqueles que optarem por ingressar no mundo do trabalho após o curso podem atuar em empresas de construção civil, escritórios de projetos, canteiros de obras, laboratórios de pesquisa ou ser um profissional autônomo.

Diara Abbott, 17, aluna do 6º semestre de Edificações, ressalta que o IFMS expande os horizontes e muda a forma como os estudantes enxergam o ensino médio. “As disciplinas que mais gostei foram as da parte técnica, com aulas práticas muito legais. Nunca imaginei um ensino médio assim, achei que seria como nas outras escolas”, comenta.

Além das aulas, Diara também destaca as experiências que teve no IFMS, participando de eventos como a Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste (Fecioeste), do Festival de Arte e Cultura e da Semana de Ciência e Tecnologia. “Foi diferente, apresentamos trabalhos e participamos de minicursos. São atividades importantes, pois permitem incluir dentro da instituição a comunidade como um todo”. 

Saiba mais sobre o curso técnico em Edificações oferecido pelo IFMS.

Fonte: IFMS

Deixe um comentário