IFMS reformula prestação de contas de 2018
Novo Relatório de Gestão segue o modelo de relato integrado, que busca facilitar compreensão dos resultados alcançados em todas as áreas da instituição

Facilitar a compreensão dos conceitos aplicados no processo de prestação de contas e o acesso do cidadão aos resultados alcançados. Foram esses os objetivos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ao utilizar o modelo de relato integrado, proposto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na elaboração do Relatório de Gestão 2018.
O documento, que traz os resultados obtidos nas áreas do ensino, pesquisa e extensão no ano passado, foi publicado nesta quarta-feira, 19.
Para a presidente da Comissão de Elaboração do Relatório de Gestão 2018 e pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Marcelina Maschio, o novo Relatório marca a transição para uma nova abordagem na prestação de contas.
"Além de o documento estar conciso e objetivo, com linguagem mais acessível, internamente o processo de elaboração possibilitou aos servidores envolvidos enxergar com mais clareza as conexões e a interdependência entre os macroprocessos finalísticos e de apoio. Esta integração é fruto do amadurecimento da instituição no que diz respeito ao planejamento e execução de ações", destacou Marcelina.
A reestruturação do documento, com foco nos resultados e na análise crítica, passou também pela reformulação do projeto gráfico, tornando-o visualmente mais organizado e atrativo. Organizado em sete capítulos, o Relatório de Gestão 2018 possui 135 páginas. O Relatório de Gestão 2017, por exemplo, tinha 11 capítulos e mais de 440 páginas.
Responsáveis pela nova identidade visual do documento, os programadores visuais da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Murilo Borges e Ricardo Rojas, explicam o conceito aplicado na construção do documento.
"Associamos cores específicas para cada área finalística e de apoio, de forma a contribuir com a organização mental do leitor diante da quantidade de informações existentes no Relatório. Além disso, estilizamos os gráficos, tabelas e quadros fornecidos, para tornar a leitura mais fluida e amigável. É um documento mais equilibrado entre o conteúdo disponibilizado em texto e em imagens", detalham.
Resultados - O reitor Luiz Simão Staszczak destaca que o Relatório de Gestão 2018 marca o fechamento de um ciclo no IFMS, e dá início a uma nova etapa do planejamento estratégico institucional.
"Queremos um IFMS cada vez mais transparente e cidadão e este Relatório, o último referente ao Plano de Desenvolvimento Institucional do período 2014-2018, é fundamental para isso, enquanto principal peça de prestação de conta do que fazemos. O documento traz de forma clara e objetiva os resultados que obtivemos e aponta, também, para os desafios e ações futuras em cada área da instituição", pontua o reitor.
No ano de 2018, o IFMS registrou mais de 12 mil matrículas em 207 cursos de formação profissional e tecnológica de níveis médio e superior e formou 1.928 profissionais para o mundo do trabalho.
Nos indicadores de Ensino, destaque para a melhora do índice de eficiência acadêmica, que cresceu 10,7% em relação a 2017. Crescimento significativo também no atendimento a estudantes com renda de até 1,5 salários mínimos. Em 2018, 51% dos matriculados estavam nessa faixa de renda, sendo que no ano anterior o percentual era de 27,8%.
Número de alunos matriculados por renda per capita familiar
No que se refere à Pesquisa, o ano passado foi marcado por ações de popularização da ciência e da tecnologia, o que inclui a participação de mais de 790 estudantes nas feiras científicas promovidas pelos dez campi.
O Relatório mostra que, em 2018, o IFMS investiu mais de R$ 1 milhão em pesquisa, inovação, empreendedorismo e inovação, sendo que 37,2% dos recursos foram destinados a bolsas de iniciação científica.
Distribuição de recursos da Pesquisa
Fonte: Fiems

IFMS reformula prestação de contas de 2018
Novo Relatório de Gestão segue o modelo de relato integrado, que busca facilitar compreensão dos resultados alcançados em todas as áreas da instituição

Simone Tebet articula para que Senado vote rapidamente posse de armas em área rural
Flexibilização do porte e da posse de armas será discutida no Congresso por meio de projeto de lei
Deixe um comentário
Quase lá...