Usina Jupiá completa 50 anos investindo em modernização
Solenidade de comemoração contou com os prefeitos de Três Lagoas (MS) e de Castilho (SP)

Na manhã desta segunda-feira (15) a CTG Brasil (China Three Gorges) realizou uma solenidade para comemorar os 50 anos da Usina Jupiá, em funcionamento desde 1969. A Grande novidade para esta nova etapa é o processo de modernização sem precedentes na história, realizada pelo setor junto às usinas de Jupiá e Ilha Solteira, ambas operadas pela CTG.
Serão R$ 3 bilhões investidos dentro de um prazo de 10 anos, reformando as unidades geradoras. O projeto ainda inclui a parte de automação e de um novo Centro de Operação da Geração (COG), entre diversas outras melhorias que, segundo a empresa, buscam levar mais confiabilidade para o sistema elétrico no país.
Em entrevista a Caçula FM, o diretor de operação e manutenção CTG Brasil, Cesar Theodoro, afirmou que a modernização não afetará a parte ambiental uma vez que apenas as tecnologias serão alteradas. Ele também foi categórico em afirmar que "a Usina é segura".
Presentes no evento, o Prefeito de Três Lagoas (MS), Angelo Chaves Guerreiro e a Prefeita de Castilho (SP), Fátima Nascimento, também estavam presentes, destacando os benefícios que a construção da Usina Jupiá trouxe aos municípios da região.
O evento ainda contou com uma visita técnica, onde os convidados puderam conhecer todas as fases da geração de energia que são desempenhadas na usina em Três Lagoas. Também houve a inauguração de uma placa comemorativa aos 50 anos de atividade da usina.
Histórico
Com 1.551,2 megawatts (MW) de capacidade instalada, a Usina Jupiá gerou desde o início da operação da CTG Brasil, em 1º de julho de 2016, 20.954.183 megawatts hora (MWh). Essa quantidade seria o suficiente para atender uma cidade de 2,6 milhões de habitantes por todo esse tempo.
Para poder operar a usina Jupiá, a CTG Brasil pagou ao governo brasileiro R$ 4,67 bilhões, pela concessão durante 30 anos.
O reservatório da usina ocupa uma área de 330 quilômetros quadrados, banhando sete municípios ao longo de 541 km. Além de assegurar a água para a geração de energia, o lago ainda colabora para impulsionar o turismo na região, com atividades náuticas, pesca e lazer.
Fonte: Redação

Pesquisa de Páscoa do Procon de Três Lagoas reúne mais de 120 itens
Entre os pesquisados estão ovos de chocolate e bacalhau

Jovisa celebra o aniversário de 20 anos da encenação da Via Sacra – Paixão de Jesus Cristo
O movimento Jovens na Orientação para Vivência Sacramental (Jovisa), da Diocese de Três Lagoas (MS), realiza na Sexta-feira Santa (19/4), às 19h, a 20ª edição da encenação da...
Deixe um comentário
Quase lá...