UNESP de Ilha Solteira mantêm vagas e alunos poderão ingressar

A UNESP de Ilha Solteira conseguiu manter as 160 vagas que seriam cortadas com o fim do vestibular de meio de ano. Agora, elas serão oferecidas no vestibular que é realizado em dezembro e os aprovados terão que indicar se ingressarão no primeiro ou segundo semestre.

Publicado em
UNESP de Ilha Solteira mantêm vagas e alunos poderão ingressar

Com o agravamento da crise financeira, a Universidade Estadual Paulista(UNESP) decidiu suspender o vestibular de meio de ano, após 18 edições. Segundo a reitoria, houve prejuízo de R$ 1 milhão nos últimos cinco anos com a prova e a baixa oferta de vagas não justifica a oferta do processo seletivo extra. A instituição, porém, afirma oficialmente que a "principal motivação é acadêmica" e que a "economia de recursos é só uma decorrência". A decisão teria impacto no número de alunos da unidade ilhense, que oferecia a maioria das vagas do chamado “vestibular de inverno”.

A Unesp era a única universidade paulista a ter dois vestibulares, a edição de meio de ano foi criada em 2001, para preencher vagas de novos cursos no campus de Ilha Solteira. Dois anos depois, o exame acolheu cursos de novas unidades - dos câmpus de Bauru, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba. Só a unidade de Ilha, com o vestibular de meio de ano, recebia 160 novos alunos anualmente.

Segundo apurou o ilhadenoticias, já está decidida a manutenção das vagas no vestibular do Campus de Ilha Solteira. No final do ano, serão disponibilizadas dois sistemas de entrada, no momento de inscrição para o Vestibular, sendo 40 vagas destinadas para início em março de 2020 e 40 vagas para início no mês de agosto do mesmo ano. O candidato fará a opção no momento da inscrição para o vestibular. Dessa forma, fica assegurada a manutenção das vagas dos cursos de engenharia civil, elétrica, mecânica e agronomia.

Fonte: Ilha de Notícias

Deixe um comentário