Três Lagoas reduz fila e entrega mais de 440 óculos gratuitos

Desde fevereiro, todas as etapas relacionadas à concessão de óculos foram centralizadas no próprio CEM, o que reduziu o tempo de espera.

Publicado em
Três Lagoas reduz fila e entrega mais de 440 óculos gratuitos

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem colhendo resultados positivos com o novo fluxo de atendimento oftalmológico implantado no início deste ano no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A iniciativa, que faz parte do Plano de Governo do prefeito Cassiano Maia, já beneficiou 448 pessoas com a entrega gratuita de óculos, promovendo mais agilidade no processo e melhorando o acesso da população ao serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde fevereiro, todas as etapas relacionadas à concessão de óculos foram centralizadas no próprio CEM, o que reduziu o tempo de espera, eliminou deslocamentos entre unidades e aumentou a eficiência do atendimento. Agora, o cidadão inicia o processo na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde passa por consulta com clínico geral. Caso seja necessário, ele é encaminhado para avaliação com o oftalmologista no CEM. Se for identificada a necessidade do uso de óculos, o paciente é informado no próprio local sobre a possibilidade de receber o item gratuitamente.

Um dos grandes diferenciais desse novo modelo é que, após a consulta com o especialista, o paciente passa imediatamente por triagem social, também realizada dentro do CEM. A equipe de assistentes sociais, que anteriormente atuava em outro setor, agora está alocada no mesmo espaço, o que traz comodidade e evita que o cidadão tenha que circular por outros locais da rede de saúde.

A triagem avalia, de forma individualizada, a situação socioeconômica do paciente. São considerados fatores como renda familiar, histórico de tratamento no SUS, uso de medicamentos contínuos e residência no município de Três Lagoas. Após a aprovação e apresentação da documentação exigida, o paciente recebe o encaminhamento para a ótica conveniada com a prescrição médica em mãos. A confecção dos óculos leva de 10 a 15 dias úteis, e, caso haja algum problema de adaptação, o paciente pode retornar ao CEM para uma nova avaliação com o oftalmologista.

Desde a implantação do novo fluxo, a Prefeitura registrou a entrega de 448 óculos entre os meses de fevereiro e junho. Ao todo, em 2024, já são 801 óculos fornecidos, reforçando o impacto positivo da reestruturação no serviço. Outro resultado importante foi a redução significativa da fila de espera. Em julho de 2024, havia 2.039 pacientes aguardando por consulta oftalmológica. Um ano depois, esse número caiu para 618 pessoas. O tempo médio de espera, que antes chegava a seis meses, atualmente não ultrapassa 60 dias. O paciente mais antigo na fila, neste mês de julho, realizou a solicitação no mês anterior.

A equipe médica do CEM é composta por três oftalmologistas, que atendem, em média, entre 600 a 800 pacientes por mês. A estratégia adotada pela gestão municipal mostra que investir na organização dos fluxos e na centralização dos serviços é fundamental para ampliar o acesso à saúde pública com qualidade.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas

Deixe um comentário