Secretário de Meio Ambiente e agricultores de Três Lagoas visitam CEASA de Campo Grande
busca de conhecimento

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhado do engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Manoel Latta, e produtores da agricultura familiar de Três Lagoas, participaram de uma visita técnica organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (CEASA) em Campo Grande para obter informações visando a implantação da Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar de Três Lagoas.
No CEASA, a equipe foi recebida pelo gerente de comercialização do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (CEAF), Nei Salviano; pelo gerente de comercialização da CEASA, Francisco Pacca, e pela consultora do SEBRAE, Cláudia Matos. "Lá pudemos entender como funciona a recepção dos produtos, organização e comercialização. Além disso, achamos interessantes que, dentro do CEASA há a CEAF, que é dedicada a comercializar o que é produzido pelos agricultores familiares", explica Celso.
Segundo Pacca, por dia são mais de 3.500 veículos que circulam pelo local, entre compradores e visitantes, além de 1.200 caminhões e carretas que fazem carga e descarga no local. "Por dia, há uma circulação financeira de cerca de R$ 1 milhão com a venda de frutas, vegetais e outros diversos produtos que são comercializados em todo o Estado. De todos os dias do ano, apenas no Natal, Ano Novo e Sexta-feira Santa a CEASA não abre", comenta.
Para o produtor rural do Cinturão Verde, Pedro Piranha, se Três Lagoas contar com uma estrutura semelhante ao do CEASA, os agricultores familiares seriam muito mais valorizados e beneficiados. "Percebemos que a demanda de produtos é ampla e com isso conseguiríamos escoar ainda mais a nossa produção. Além disso, a agricultura familiar teria um espaço próprio que poderia comercializar seus produtos", diz.
Na oportunidade, o grupo também visitou o Sítio Terra Benta, o qual é referência na produção de hortaliças orgânicas certificadas.
Fonte:

Mesmo com André Puccinelli solto, PMDB-MS adia convenção pela 2ª vez
FICOU PARA DEZEMBRO
Deixe um comentário
Quase lá...