Região sofre com epidemia de dengue; Andradina já registra 1,3 mil casos
Andradina está passando por uma epidemia e 1.320 moradores foram contaminados apenas em janeiro

A dengue volta a ser uma preocupação e também um grave problema de saúde em cidades da região. Andradina está passando por uma epidemia e 1.320 moradores foram contaminados apenas em janeiro. O pior, é que os sorotipos 1 e 2 da doença foram identificados este ano no município.
Pereira Barreto confirmou 100 casos em 2019, já Guararapes, até a semana passada, tinha 39 pessoas que pegaram a doença este ano.
Os números de Araçatuba serão divulgados amanhã pela prefeitura, mas no último levantamento, apenas quatro pessoas haviam sido contaminados pelo vírus do Aedes aegypti.
ALERTA
Além do aumento do número de casos, o que mais preocupa as autoridades de saúde é que este ano, estão circulando os vírus tipo 1 e 2 da doença, sendo esse último mais agressivo e as chances de a dengue se agravar e chegar a um quadro hemorrágico, são maiores.
A Folha da Região tentou falar com o secretário de Saúde de Andradina, Marcelo Gimenez, mas o celular só deu ocupado.
No início da semana, o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, o infectologista Marcos Boulos, revelou que Andradina é um dos 19 municípios do Estado de São Paulo onde o tipo 2 do vírus está circulando.
Na ocasião, o especialista explicou que o problema está relacionado à superposição de vírus.
Em outras palavras, quem já teve dengue tipo 1 e for contaminado pelo tipo 2 corre mais riscos de a doença ser agravada, e, em geral, apresenta hemorragia.
MEDO
Segundo uma moradora de Andradina, que pediu para não ter o nome revelado, a doença está deixando a população em “pânico”. “Eu nunca tive e não quero ter. Já vi pessoas doentes e a dengue judia muito”, disse.
A moradora está usando repelente desde as primeiras horas do dia e até a noite em uma tentativa de se proteger da picada do pernilongo.
“Precisamos unir forças para fazermos o enfrentamento da dengue que, para nós, é um problema regional, pois vários municípios da região de Araçatuba estão com elevados números de casos. Pela proximidade dos municípios e pelo trânsito intenso de pessoas, a transmissão dos casos torna-se rápida de um município para o outro”, comentou a diretora Regional de Saúde de Araçatuba, Claudineia Cecília da Silva, em um evento, no início da semana, em Andradina.
COMBATE
As ações contra a dengue em Andradina continuam com a pulverização das vias públicas feitas pela Sucen, visitas domiciliares feitas por agentes de Saúde e de Endemias. Além disso, há a aplicação de veneno domiciliar por agentes do Setor de Endemias e a limpeza da cidade está sendo organizada por diversas secretarias municipais.
Nos próximos dias haverá a borrifação de veneno também nas galerias sob as vias públicas, segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Andradina.
Fonte: Folha da Região

Deputado estadual Eduardo Rocha é empossado para seu 3º mandato na ALMS
Evento ocorreu com a presença do governador Reinaldo Azambuja

Por unanimidade, Eduardo Rocha é eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa
Com todos os 24 votos, parlamentar integra a mesa diretora da Casa de Leis
Deixe um comentário
Quase lá...