Proibições sobre uso de solo e água mais o manejo de resíduos são aprovados em Plenário
Dois projetos que definem critérios para uso do solo, água, emissão de gases, metais pesados e ainda o manejo adequado de resíduos sólidos, em âmbito municipal, foram aprovados na sessão desta terça-feira (22), durante a 35ª sessão ordinária da Câmara de Três Lagoas.

O Pl 45, de autoria do vereador professor Flodoaldo, dispõe sobre a proibição da concessão de alvará e/ou licença para o uso do solo e para o tráfego de veículos em vias públicas; a outorga e o uso de águas, a queima de gases na atmosfera; a vedação da concessão de anuência prévia em licenciamentos e outorgas de água com a finalidade de exploração e/ou exploração dos gases e óleos não convencionais (gás de xisto, gás metano carbonífero e outros) pelos métodos de fratura hidráulica - e refraturamento hidráulico - na esfera da competência municipal, bem como, proíbe a instalação, reforma ou operação de atividades, serviços, empreendimentos e obras de produção, comercialização, transporte, armazenamento, utilização, importação, exportação, destinação final ou temporária de resíduos, ou quaisquer outros produtos usados para o fraturamento ou refraturamento hidráulico, componentes e afins, gás metano carbonífero e similares, metais pesados e radioativos, em todo o território do município de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso Sul, estabelece penalidades e dá outras providências.
A proposta prevê no artigo 1º, a proibição e concessão de quaisquer licença de competência municipal, a quaisquer pessoas físicas ou jurídicas, para utilização do solo, com a finalidade de exploração e ou exploração de gases e óleos não convencionais (gás de xisto, gás metano carbonífero e outros), pelos métodos de faturamento hidráulico e de refraturamento hidráulico.
Nos artigos 2º, 3º 5º, 6º e 7º, a proibição é ampliada também para casos de exploração de água, queima de gases e derivados, bem como, ações envolvendo gás metano e similares, metais pesados e radioativos.
Há ainda a previsão de multas e a exigência de programas de educação e conscientização agrícola, de saúde, de defesa civil e de mudanças climáticas.
Na justificativa do projeto, o vereador cita o direito a vida, a sadia qualidade de vida, que o Brasil se comprometeu a combater a escassez de água e a poluição da água e ainda a Agenda 2030. Ele ressalta ainda que nada é mais evidente do que a competência municipal para legislar sobre a matéria, que incluem ordenação e controle do uso do solo, com vistas a evitar a poluição e a degradação ambiental ou usos incompatíveis com a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.
O Pl nº 10, também aprovado em Plenário, regulamenta o manejo adequado dos resíduos sólidos gerados em eventos. Trata-se de uma proposta de autoria do vereador André Bittencourt e que estabelece como princípio o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o reconhecimento de resíduo sólido reutilizável e reciclável, como um bem de valor econômico e de valor social.
No parágrafo único também é definido quem são os promotores de eventos.
Conforme o artigo 3º: com vistas a reduzir a quantidade de rejeitos encaminhados para disposição final, ambientalmente adequada, os promotores de eventos destinarão os resíduos, devidamente segregados (coleta seletiva) à reutilização e a reciclagem.
A pauta de projetos incluiu ainda a análise e aprovação dos projetos de lei nº 62, nº 175 e nº 184. As propostas são de autoria do Executivo Municipal, do vereador André Bittencourt e vereador sargento Rodrigues, respectivamente.
Através do Pl nº 62, o vereador propõe que se institua nas escolas da rede municipal de ensino o Programa “Escola Avisa”, com o intuito de comunicar aos pais ou responsáveis a ausência do aluno, na escola.
Já o Pl nº 175 é de caráter autorizativo e permite a Prefeitura acordar o contrato que a empresa Unir Indústria e comércio de produtos de higiene deverá firmar com o Banco do Brasil, para viabilizar recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste) e implantar uma fábrica de produtos de papel, para uso doméstico higiênico-sanitário, em Três Lagoas.
E, o Pl n ] 184, altera o número da viela Marly, localizada no bairro Jardim Novo Aeroporto para viela “AJADIL ABADIO SOARES”, numa homenagem póstuma a um representante do Corpo de Bombeiros.
Encaminhamentos
Ainda durante a sessão outros 5 projetos foram encaminhados para as Comissões Permanentes, da Casa de Leis, para análise e emissão de parecer. O destaque é o projeto de lei nº 178, que estima receita e fixa despesas para o exercício financeiro 2020 (orçamento).
Os demais projetos são os seguintes:
Projeto de lei nº 146 de 05 de agosto de 2019 : passa a denominar-se rua “Olympio Azambuja de Castro”, a rua “Maycoré”, localizada no bairro Nova Califórnia”.rojeto de lei nº 181 de 17 de outubro de 2019: “passa a denominar-se rua “Tomaz José da Silva”, a rua “sem denominação”, localizada no bairro Vila Piloto”.
Projeto de lei nº 182 de 18 de outubro de 2019: “institui a sessão de cinema adaptada a crianças com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias e da outras providencias”.
CIs
O plenário também analisou e votou dois relatórios finais, de Comissões de Investigação, criadas este ano.
A primeira Comissão formada pelos vereadores Davis Martinelli (presidente), Silverado (membro) e Cascão (relator) o trabalho de parlamentar foi acompanhar e adotar providências sobre o uso irregular de tratores da Prefeitura. A conclusão, após análise de documentos (anexados ao processo) foi pelo arquivamento, por não se verificar indícios de irregularidades.
A segunda Comissão teve como relator o professor Flodoaldo e analisou a destinação de resíduos sólidos, no aterro sanitário e possíveis danos ambientais. A conclusão foi pelo arquivamento, mas com recomendações de adequações.
Fonte: Assessoria

IFMS participa de etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Estudantes do Campus Coxim participam da competição que segue até sábado, 26, no Rio Grande do Sul. Equipe campeã será classificada para disputa internacional
Deixe um comentário
Quase lá...