Professor de Educação Física recebe homenagem póstuma
Por propositura do vereador Gilmar Garcia Tosta - e aprovação dos demais vereadores - foi realizada uma Sessão Solene, que contou com a presença dos familiares (viúva e filhos), amigos, atletas e conselheiros (regionais e federal) de Educação Física.

Através de uma parceria entre Câmara e Cref (Conselho Regional de Educação Física), aconteceu na noite desta quinta-feira (13), uma homenagem póstuma ao professor de educação física, Ubiratan Brito de Melo, falecido em janeiro deste ano.
Por propositura do vereador Gilmar Garcia Tosta - e aprovação dos demais vereadores - foi realizada uma Sessão Solene, que contou com a presença dos familiares (viúva e filhos), amigos, atletas e conselheiros (regionais e federal) de Educação Física.
Também prestigiaram o evento o secretário de desenvolvimento e Tursimo, José Moraes, o subtenente Delgado (representando o comandante do Corpo de Bombeiros), o conselheiro federal e presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, Ruth Roberta de Souza, campeã olímpica mundial (representando a secretária municipal de esporte, Marisa Rocha), o presidente do Cref -11, Domingos Sávio da Costa e o conselheiro do Cref-6 /MG, Teófilo Jacir de Faria.
Carlos Roberto de Andrade, ex-aluno do professor Ubiratan, na cidade Corumbá, deu inicio as falas. De forma breve, citou que o professor foi um profissional incomparável, pelas ações, ao longo da carreira. Era amigo dos alunos, tendo uma postura de pai. E, ainda destacou a importante contribuição de Bira, para a valorização da profissão, também na região oeste do estado.
A ex-atleta de basquete e campeã mundial, Ruth, fez um relato emocionado sobre o professor Bira, a quem definiu como um pai, aquele que insistiu com ela para treinar e ir para o estado de São Paulo, buscar importantes oportunidades.
“Eu sou o que sou e tenho o que tenho graças a ele, que nunca desistiu de mim. Ele transformou não só a minha vida, mas de muita gente. Nunca cobrando nada pelo que fez ou fazendo alarde”, frisou Ruth.
Conselheiros do Cref -11 também fizeram questão de falar sobre o colega e amigo de muitos anos e muitas lutas.
“O sentimento é de agradecimento a esta pessoa que soube nos entender e para nós era um exemplo de profissional e de pai”, disse Vanderlei Porto Pinto.
Vagner Alves Pereira, segundo vice-presidente do Cref- 11, falando em nome dos conselheiros ressaltou a luta incansável do professor Bira, em defesa do profissional de Educação Física, citou os 20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física, a atuação e legado de Bira, como presidente do Cref, bem como as inúmeras conquistas. “Foi um articulador ativo, deixando um legado de abnegação e paixão”.
Teófilo Jacir de Faria, conselheiro federal por Minas Gerais, parabenizou o vereador pela iniciativa e fez questão e dizer que Bira foi parceiro de toda hora e tiveram muitas vivências juntos. Ele ainda lembrou que ambos foram pioneiros, no esporte para pessoas com deficiência.
José Eduardo Amâncio da Mota, também conselheiro, disse que poderia a falar a noite toda do amigo de infância, Bira. Ele leu um texto no qual citou a morte, falando em alguns momentos de um breve reencontro. E, ainda definiu o amigo como excelente: professor, esposo, pai e, por último, como presidente do Cref -11. Ele ainda citou muitos outros profissionais do município, também já falecidos, cada um com uma grande importância, tendo contribuído para o desenvolvimento da Educação Física e do esporte.
O presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, parabenizou o vereador Gilmar, pela homenagem ”super merecida”. “Trata-se da celebração da vida, de um grande homem. Conheci o Bira jogando Handebol, trabalhei diversas vezes, com ele”, enfatizou. Ele ainda citou o grande companheiro e o amor à profissão, a forma ética, que Bira conduzia as coisas.
O presidente do Cref-11, Domingos Sávio da Costa, afirmou que a ausência que os conselheiros sentem não se compara a da família, mas que cabe a eles relembrar e homenagear, pessoas que fizeram a diferença e servem de exemplo para outros profissionais.
Domingos aproveitou para informar que haverá uma Sala de Plenária, na sonhada sede, com o nome do professor Bira e anunciou o nome do novo representante do Cref, na cidade: Jari Mercante.Finalizando, o vereador Gilmar fez questão de dizer que a morte não é o fim. Não para aqueles que permanecem no coração das pessoas, como é o professor Bira.
O parlamentar ainda falou em gratidão, por ter convivido, pouco, mas o tempo suficiente, como Bira. “Bira não morreu, permanece conosco, deixou um legado, fez o bem”.
A esposa de Bira, Silene de Melo, também fez questão de falar. Ela disse que ainda não se acostumou com a ausência do companheiro de 40 anos, lembrou a preocupação do marido em deixar o Cref, com uma sede própria. E, pediu que todos levem adiante a luta do Conselho e ressaltou eu o marido era uma abnegado, que amava todos e agradeceu pela homenagem.
A sessão foi encerrada com a exibição de um vídeo, com imagens do professor Bira.
Fonte:

Jovem é preso transportando 15 porcos furtados; o pai dele fugiu
A Polícia Militar de Andradina prendeu um homem de 21 anos, morador em Andradina, transportando dentro de um carro, 15 porcos vivos que foram furtados de uma granja...
Deixe um comentário
Quase lá...