Polícia Científica apoia mutirão da Defensoria Pública no projeto ‘Meu Pai Tem Nome’
A ação será realizada no dia 16 de agosto, das 8h às 12h, com atendimentos presenciais em quatro comarcas e participação virtual em outros municípios.

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul vai participar, como parceira técnica, do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública em todo o Estado. A ação será realizada no dia 16 de agosto, das 8h às 12h, com atendimentos presenciais em quatro comarcas e participação virtual em outros municípios.
Organizado pelo Nufam (Núcleo de Família e Sucessões) da Defensoria Pública, em parceria com o Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais) , o mutirão oferece serviços gratuitos como reconhecimento de paternidade ou maternidade (inclusive socioafetiva e homoafetiva), investigação de vínculos parentais e, quando necessário, coleta de DNA.
Segundo o coordenador do Nufam, defensor público Marcelo Marinho, o objetivo é "promover o reconhecimento de paternidade e maternidade, ampliando o acesso à cidadania e aos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e adultos que ainda não possuem o nome de um dos pais em seus registros".
Neste ano, a ação conta com o apoio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses). Vinculado à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, o IALF é especializado na realização de exames laboratoriais que apoiam a investigação criminal e a produção de provas científicas. Caberá à unidade a realização dos exames de DNA, sem custos para os participantes, nos casos indicados durante o atendimento da Defensoria.
Para o coordenador-geral de Perícias da Polícia Científica, José de Anchiêta Souza Silva, a parceria fortalece o papel social da perícia oficial.
"É uma satisfação para a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul contribuir com essa importante iniciativa da Defensoria Pública. Por meio da ciência forense, buscamos garantir que o exame pericial seja um instrumento de cidadania e justiça, promovendo o reconhecimento de direitos e ajudando a construir histórias familiares com segurança e responsabilidade".
Os atendimentos presenciais acontecerão nas comarcas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Na Capital, o público será atendido na sede do Nufam (rua Arthur Jorge, 779, Centro). Nas demais comarcas, o serviço será prestado nas unidades da Defensoria Pública. Nas cidades não incluídas no atendimento presencial, o mutirão ocorrerá de forma virtual.
Interessados devem se inscrever pelo formulário disponível no link: https://forms.office.com/ pages/responsepage.aspx?id= wWxQ2fSg7U- TkmJ6rU7Y8r9M2inTXspDh55sQ7TOp IZUREpPRVhYNkZKOTJSOFI5QVEwWDE 0MU9LQy4u&route=shorturl
Fonte: Governo MS

Caravana da Castração avança em MS com mais de 1 mil atendimentos nos primeiros municípios do programa
Em apenas 13 dias, a ferramenta digital implementada pela SetDig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital) registrou mais de 10.800 cadastros, consolidando a relevância e o engajamento da população.

SES capacita secretarias municipais de saúde em trilha formativa para efetivar a regionalização do SUS no MS
A Trilha Formativa em Regionalização da Saúde tem como objetivo capacitar secretários (as) municipais de saúde para fortalecer as competências estratégicas e operacionais, promovendo a integração e aprimoramento...
Deixe um comentário
Quase lá...