Plano de Desenvolvimento da Costa Leste é lançado por lideranças da região
Desenvolvimento

O movimento Integra Costa Leste e o Sebrae/MS lançaram na noite desta quinta-feira, 7 de junho, no auditório do Sesi, em Três Lagoas, o Plano de Desenvolvimento da Região Costa Leste. O documento é resultado dos trabalhos que tiveram início há pouco mais de um ano, com a implementação do programa LIDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional) na região.
Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae/MS, parabenizou todos os envolvidos na iniciativa e afirmou que a instituição de apoio aos pequenos negócios é apenas uma parte deste grande processo de transformação. "Nós estamos trabalhando para que os resultados gerem de fato benefícios à sociedade daqui cinco, dez, quinze, e até vinte anos", destacou.
Quatro eixos foram considerados prioritários para traçar o planejamento e executar ações de desenvolvimento pelo grupo e demais voluntários nos próximos anos: educação, saúde, turismo e dinamismo econômico.
Para o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo Tucura, a identificação de lideranças da região e a integração de todos são pontos fortes desta primeira fase do LIDER. "Agora precisamos começar os trabalhos para buscar os recursos necessários com o foco certo", ressaltou.
**Saúde e Educação**
Na Saúde, visa-se uma governança conjunta, por meio da organização e do planejamento dos recursos na região. São foco as seguintes ações neste setor: apoiar a ampliação do Programa Saúde em Família; estabelecer padronização de insumos e serviços demandados para o setor público; priorizar a regionalização de serviços e especialidades médicas e clínicas; auxiliar na criação de uma base de dados epidemiológica; e implementar um prontuário eletrônico.
Já no eixo da Educação, os objetivos são aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos 11 municípios que compõem a região; promover a formação e valorização dos professores; incentivar a Educação Empreendedora; promover a integração entre a escola e a comunidade; e implantar uma governança cooperativa da educação.
Ao comentar sobre a escassez de verba para investimentos públicos no país, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, afirmou que a convergência de ações permite a otimização de recursos; ou seja, o alinhamento regional faz com que, por exemplo, cidades vizinhas construam centros médicos especializados em diferentes áreas, e não a mesma, ampliando assim a gama de serviços oferecidos à população de ambos os locais.
"E o Sebrae cumpre seu papel ao estimular e preparar lideranças para a transformação radical da realidade local. Hoje, muitos jovens planejam ir embora do Brasil, e isso é um problema sério. Eu acredito que o Integra Costa Leste é um exemplo de que as coisas podem melhorar, dar certo, e que podemos virar esse jogo para que, no futuro, o estrangeiro é quem queira morar aqui", disse.
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...