Pelo WhatsApp, deputados aprovam estado de calamidade em MS

Em sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (20), com parte da votação feita via WhatsApp

Publicado em
Pelo WhatsApp, deputados aprovam estado de calamidade em MS

A Assembleia Legislativa aprovou pedido do governo estadual para reconhecimento de estado de calamidade, por causa da pandemia de novo coronavírus.

O pleito foi concluído às 9h30min, com unanimidade e participação de todos os parlamentares.

Conforme noticiou o Campo Grande News, votaram no plenário os deputados Rinaldo Modesto (PSDB), Marçal Filho (PSDB), Lucas de Lima (Solidariedade), Renan Contar (PSL), Herculano Borges (Solidariedade), Neno Razuk (PTB), Gerson Claro (PP) e Lidio Lopes (Patriota).

O presidente Paulo Corrêa (PSDB) quebrou protocolo e, na contramão do regimento da Assembleia, também votou pela aprovação do estado de calamidade.

O restante encaminhou posicionamento pelo WhatsApp. Os votos remotos foram contados pelo segundo secretário da Casa, Herculano Borges.

Marçal Filho usou o microfone durante a sessão extraordinária e destacou a seriedade da pandemia. "Em Campo Grande fiquei impressionado como as ruas estão vazias, está parecendo feriado".

O deputado Renan Contar justificou que votou pela aprovação do pedido de estado de calamidade pela "urgências dos fatos". "O estado de calamidade dá autonomia, mas não muda a forma como vamos fiscalizar os atos do governo".

Decreto

Segundo o site, o governo estadual anunciou o decreto de estado de calamidade que permite tomada de decisões rápidas para frear a disseminação do novo coronavírus. Entre as medidas está a contratação de profissionais da saúde.

Com o ato, Mato Grosso do Sul fica dispensado de cumprir metas de resultados fiscais e pode solicitar verbas emergenciais.

O decreto ainda prevê proibição de visitas aos presídios estaduais e às unidades educacionais de internação; fechamento de parques estaduais e centros esportivos, inclusive o Parque dos Poderes, para evitar a aglomeração de pessoas; e autorização de teletrabalho para o servidor público estadual.

Casos 

Segundo última atualização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul tem 9 casos confirmados de novo coronavírus - todos eles em Campo Grande. A pasta monitora outras 39 ocorrências suspeitas.
 

Fonte: Campo Grande News

As escolas mais bem avaliadas do MS 4660

As escolas mais bem avaliadas do MS

 Criado em 1998, para avaliar estudantes do ensino médio, a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou por inúmeras transformações nos últimos 20 anos

Deixe um comentário