Operação “Comboio” apreende 25 veículos e prende 16 pessoas em ação contra o crime organizado em Brasilândia
Ação integrada ocorreu durante a madrugada e interceptou veículos suspeitos de transportar mercadorias de origem paraguaia; houve perseguições, acidentes e colisão contra viatura
Uma operação integrada das forças de segurança terminou com a apreensão de aproximadamente 25 veículos e a prisão de 16 pessoas durante a madrugada desta quarta-feira (12), na zona rural de Brasilândia, em Mato Grosso do Sul.
A ação, batizada de Operação “Comboio”, teve como objetivo combater crimes transfronteiriços, como contrabando e descaminho, além de investigar a possível atuação de grupos ligados ao crime organizado.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia e pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECCO), com apoio da Delegacia Especializada de Repressão à Corrupção (DECCOR), das Delegacias de Bataguassu e Anaurilândia, da Polícia Federal de Três Lagoas, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Comboio foi localizado durante a madrugada
As forças de segurança receberam informações de que dezenas de veículos poderiam passar pela região durante a madrugada transportando mercadorias com suspeita de origem ilícita.
Por volta das 2h45, as equipes visualizaram diversos veículos trafegando juntos e em formação compatível com as informações recebidas.
Os policiais deram ordem de parada, mas vários condutores tentaram fugir em alta velocidade e realizaram manobras evasivas para escapar da abordagem.
Diante da grande quantidade de veículos envolvidos, alguns conseguiram fugir. Ainda assim, as equipes conseguiram interceptar e abordar aproximadamente 25 automóveis.
Cigarros, eletrônicos e perfumes foram apreendidos
Durante as abordagens e buscas nos veículos, os policiais encontraram diversas mercadorias que seriam objeto dos crimes investigados.
Entre os produtos apreendidos estavam cigarros, cigarros eletrônicos, perfumes e diversos equipamentos eletrônicos, com características de mercadorias provenientes do Paraguai e que estariam sendo transportadas irregularmente.
Os veículos e produtos foram recolhidos e encaminhados para os procedimentos legais.
Fugas terminaram em acidentes
A tentativa de escapar do cerco policial provocou uma série de situações de risco.
Durante as fugas, alguns veículos acabaram capotando, enquanto outros colidiram contra cercas e árvores.
Em uma das ocorrências mais graves, um dos veículos que tentava fugir colidiu violentamente contra uma viatura oficial.
O suspeito envolvido nessa colisão foi autuado, além dos demais crimes, por tentativa de homicídio qualificado, conforme as informações divulgadas pelas autoridades.
Suspeitos abandonaram carros e fugiram pela mata
Durante a operação, diversos ocupantes também abandonaram os veículos e fugiram a pé em direção às áreas de vegetação existentes nas proximidades.
Alguns dos automóveis utilizados no transporte das mercadorias foram posteriormente encontrados abandonados pelas equipes policiais.
Ao todo, 16 pessoas foram presas durante a ação.
Veículos e mercadorias foram encaminhados à Polícia Civil
Os automóveis, as mercadorias e os demais materiais apreendidos foram encaminhados, juntamente com os envolvidos, à Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia.
Após a conclusão dos procedimentos, os produtos apreendidos deverão ser encaminhados às autoridades competentes para as providências legais.
Os suspeitos foram autuados, conforme o caso, por crimes relacionados a contrabando, descaminho, organização criminosa e tentativa de homicídio qualificado.
A Operação “Comboio” reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate ao transporte irregular de mercadorias e à atuação de organizações criminosas em rotas utilizadas para crimes transfronteiriços na região de Mato Grosso do Sul.
Fonte:
50
Prefeitura de Três Lagoas mantém trabalho permanente de vigilância, prevenção e controle da leishmaniose visceral
Para combater a doença, o Município mantém um trabalho integrado entre a Vigilância Epidemiológica, Entomologia, Endemias, Centro de Controle de Zoonoses, Promoção da Saúde e Unidades de Saúde
30
Prefeitura de Três Lagoas lança Projeto Minha Primeira Viagem para garantir transporte gratuito a mães e recém-nascidos
O projeto conta com a participação da Gazin, que realizou a doação de um bebê-conforto para o veículo utilizado no atendimento, contribuindo para ampliar a segurança dos recém-nascidos...
Deixe um comentário
Quase lá...