Mais de 100 mil peixes são soltos no reservatório da usina de Ilha

Prefeito Otávio Gomes e Douglas Leonardo Souza, representante da CTG Brasil

Publicado em
Mais de 100 mil peixes são soltos no reservatório da usina de Ilha

A CTG Brasil soltou na tarde deste sexta-feira (8), 105 mil alevinos das espécies pacu e curimbatás no rio São José dos Dourados, na região do reservatório da Usina Ilha Solteira. O prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes (DEM), esteve no local para acompanhar a soltura, junto com a equipe técnica da empresa.

A ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, realizado pela CTG Brasil com o objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes nos reservatórios das hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira por meio da produção e soltura de espécies nativas. Os dois reservatórios recebem, todos os anos, 2,1 milhões de peixes. Os pontos de soltura são autorizados e determinados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

As espécies nativas utilizadas nas solturas são produzidas na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura mantida pela CTG Brasil em Salto Grande (SP). O laboratório para reprodução de peixes ocupa uma área de 22 mil metros quadrados. No local, também são desenvolvidas pesquisas, em parceria com universidades. Além de Jupiá e Ilha Solteira, a Estação é responsável pela soltura de 1,5 milhão de alevinos, por ano, nos oito reservatórios controlados pela empresa no rio Paranapanema.

Mais de 100 mil peixes são soltos no reservatório da usina de Ilha

Fonte: Ilha de Notícias

Deixe um comentário