Justiça Eleitoral fará revisão do eleitorado em Ilha Solteira; Comparecimento é obrigatório

Eleitores de lha Solteira votando na última eleição

Publicado em
Justiça Eleitoral fará revisão do eleitorado em Ilha Solteira; Comparecimento é obrigatório

A Justiça Eleitoral fará revisão do eleitorado de Ilha Solteira a partir de fevereiro. O comparecimento é obrigatório e o atendimento deve ser agendado no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Os eleitores ilhenses terão de 4 de fevereiro a 29 de novembro deste ano para comparecerem ao Cartório Eleitoral, que funciona no Ilha Shopping. O não comparecimento implicará no cancelamento do título de eleitor.

Além da revisão, o eleitor ainda fará o cadastro biométrico. O novo sistema será utilizado na eleição de 2020. O processo é rápido, e leva de 20 a 25 minutos, em média. “Tudo depende do tempo para a coleta da digital. Podemos fazer até cinco cadastros simultaneamente”, disse Rodrigo Fernando de Mendonça Furtado, chefe do Cartório Eleitoral de Ilha Solteira.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

O cadastramento biométrico é feito com utilização do chamado "Kit Bio", composto de dispositivo de captura de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).


Novos locais de votação – O recadastramento também servirá para reagrupar os eleitores nos novos locais de votação, válidos a partir de 2020. As escolas Urubupungá e Léa Silva Moraes foram utilizadas pela última vez na eleição deste ano. Zona norte e Jardim Aeroporto ganharão postos.

O Cartório Eleitoral irá descentralizar a votação já na próxima eleição, que deverá ser a primeira biométrica em Ilha Solteira, para evitar que os eleitores tenham que fazer grandes deslocamentos para votar.

Na zona sul, apenas a escola “Aparecida Benedita Brito da Silva” será mantida como local de votação. Outros dois serão criados para 2020, um na zona norte, na escola municipal “Lúcia Maria Donato Garcia”, e no Jardim Aeroporto, na escola municipal “Paulo Freire”.

Os novos locais de votação, com a indicação das novas seções, serão informados conforme a população realizar o recadastramento.


Agendamento – Para agendar o atendimento, basta acessar o site do TER-SP (http://www.tre-sp.jus.br/), em seguida em Serviços ao Eleitor e, depois, em Agendar Atendimento.

Feito o agendamento, basta comparecer ao Cartório Eleitoral no dia indicado.

Fonte: Ilha de Notícias

Deixe um comentário