Inocência lidera ranking de transparência na região do Bolsão
Nota 10

Inocência é município que tirou a melhor nota na 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), da região do Bolsão. O ranking foi divulgado no último dia 11 e é uma iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).
A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros. No Estado do Mato Grosso do Sul, foram avaliados 58 municípios. Dentre eles, Inocência que ficou com nota 10, junto com Ladário e Nova Andradina.
A análise, realizada entre junho e dezembro de 2016, aponta significativa melhora no conjunto dos estados e municípios avaliados em relação a questões de transparência pública, como: regulamentação da Lei de Acesso à Informação; existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos; e recebimento das informações solicitadas.
"Os números da Escala mostram que estamos no caminho certo, mas que temos muito a avançar", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Transparência, Wagner Rosário. "As próximas edições terão um viés de fomento do controle social. Hoje avaliamos os órgãos. Agora queremos saber a qualidade do atendimento e a efetividade das respostas recebidas pelo cidadão", destacou.
**Metodologia**
A EBT analisa 12 quesitos, divididos em regulamentação da Lei de Acesso à Informação,, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota. Todos os entes avaliados recebem uma avaliação de 0 a 10 pontos, o que permite a geração de rankings.
Para coletar os dados, auditores do Ministério da Transparência solicitam, sem se identificar, informações para os estados e municípios. Os pedidos são compostos por quatro perguntas, separadas pelos seguintes temas: Saúde, Educação, Assistência Social e regulamentação da Lei de Acesso à Informação. Em paralelo, também é realizada pesquisa nos sites oficiais, para verificar o cumprimento às normas legais.
As duas edições anteriores da EBT ocorreram em 2015. Na primeira, foram analisados 519 municípios com até 50 mil habitantes, todas capitais, os 26 estados e o Distrito Federal. Já para a segunda etapa, a CGU ampliou a amostra e permitiu a inscrição de qualquer município, independentemente da quantidade populacional, o que resultou na avaliação de 1.613 cidades.
Resultados
O trabalho também revelou que a maioria das cidades do Estado melhoraram sua pontuação em relação à pesquisa anterior e que outras cidades da região do Bolsão também ficaram bem avaliadas, como Aparecida do Taboado (9,30) e Paranaíba (9,02). Três Lagoas, que é a maior cidade da Região do Bolsão não foi incluída na pesquisa. Um total de 14 municípios tiveram nota acima de 8. Já Campo Grande ficou com 7,63.
Veja a pontuação de todos os municípios de Mato Grosso do Sul pelo link:
https://relatorios.cgu.gov.br/Visualizador.aspx?id_relatorio=23
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...