Ex-usuário de drogas usa o rap para tirar meninos da rua em bairro de Rio Preto

Clipe feito pelo grupo teve quase 1 milhão de visualizações e chegou a ser compartilhado por EdiRock, um dos principais nomes do rap brasileiro.

Publicado em
Ex-usuário de drogas usa o rap para tirar meninos da rua em bairro de Rio Preto

O sonho de ser cantor de rap se tornou possível para os meninos de um bairro na zona norte de São José do Rio Preto (SP). No Parque da Cidadania, local onde há violência e tráfico de drogas, José Roberto Augusto, ou Robertinho, viu na música a chance de melhorar a vida dele e das crianças da comunidade.
Robertinho é ex-usuário de drogas e criou o projeto 'UniVersos', levando o rap para a criançada. Um videoclipe feito por eles, ganhou as redes sociais e atingiu quase 1 milhão de visualizações até este domingo (17) em um perfil voltado para o gênero. (veja videoclipe abaixo.)
 

“Queria fazer alguma coisa pelo meu bairro e não sabia como. Eu já tive envolvimento com as drogas, quando despertei para vida e me dei conta do meu talento. Pensei que precisava mudar de vida", afirma o agora cantor.
 
A música de Robertinho chegou às crianças de um jeito inusitado, e que nem ele mesmo esperava. "Um dia eu estava ensaiando minha música no quintal e vi uns meninos usando drogas na frente de casa, foi quando eu chamei eles pra cantar comigo. Eles aceitaram e assim começou”, diz.


O projeto que já dura dois anos também começou no fundo do quintal da casa de Robertinho. Lá, eles ensaiavam as músicas para se apresentarem em Rio Preto e nas cidades da região.


No ano passado, eles ganharam o prêmio Nelson Seixas, projeto que investiu cerca de R$ 1 milhão em todas as categorias premiadas de artistas residentes em Rio Preto, em diversas modalidades. Eles ganharam o prêmio na categoria música, que dava direito a gravação de um CD. Mas Robertinho foi além, e conseguiu fazer um clipe.

Ex-usuário de drogas usa o rap para tirar meninos da rua em bairro de Rio Preto

Os meninos do projeto ganharam o prêmio com a música “Eu Acredito”. Foi ela que virou um clipe e que repercutiu nas redes sociais, totalizando mais de 1 milhão de visualizações. O clipe chegou a ser compartilhado pelo cantor Edi Rock, dos Racionais MCs.
“Eu fiquei muito feliz com a repercussão, nunca imaginei que um dos principais nomes do rap nacional iria curtir um trabalho nosso”, diz Robertinho.


O projeto conta com cerca de 15 garotos de 10 a 15 anos. Os meninos do bairro são gratos à Robertinho pela oportunidade, porque ali eles encontraram um caminho para seguir.


“Eu me encontrei no rap, a mensagem que a música traz pode tirar muitas pessoas do crime. Além do ritmo chamar muita atenção”, conta Kauã Garido, de 12 anos.

Ex-usuário de drogas usa o rap para tirar meninos da rua em bairro de Rio Preto

*Colaborou sob a supervisão de Marcos Lavezo
 

Fonte: G1

Deixe um comentário