Equipes do CCZ realizam busca ativa e bloqueio da Leishmaniose no Jardim Oiti e adjacências

A ação foi realizada por três equipes do CCZ

Publicado em
Equipes do CCZ realizam busca ativa e bloqueio da Leishmaniose no Jardim Oiti e adjacências

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio de equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, realizou mutirão, de casa em casa, para bloqueio do avanço da Leishmaniose canina, no Jardim Oiti e adjacências.

A ação foi realizada por três equipes do CCZ, com a participação de estudantes universitários do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas AEMS (Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul), na quarta-feira (11).

“Foram visitadas todas as casas, nas quadras 22 e 23 do Jardim Oiti, realizando verdadeira busca ativa de cães doentes ou com suspeita de Leishmaniose”, explicou o coordenador do CCZ, médico veterinário Everton Ottoni.

Com o consentimento do dono ou dona dos cães, foram também coletadas amostras de sangue para exames laboratoriais. O resultado desses exames será comunicado ao dono do animal logo que concluído para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

Equipes do CCZ realizam busca ativa e bloqueio da Leishmaniose no Jardim Oiti e adjacências

 

“Essas ações seguem os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para conter o avanço dos números de casos positivos de Leishmaniose em cães”, explicou Everton Ottoni.

Junto com os procedimentos de investigação da saúde canina, as equipes do CCZ também aproveitaram a oportunidade para orientar os moradores sobre posse responsável de animais de estimação, cuidados de limpeza dos quintais para evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças e também sobre prevenção e cuidados com animais peçonhentos.

“Nas visitas domiciliares, sempre conversamos com os moradores sobre a importância de cuidar da saúde dos animaizinhos de estimação, assim como da obrigação que todos devem ter de manter seus quintais e terrenos sempre limpos”, ressaltou a Agente de Endemias e técnica do CCZ, Maria de Lima Soares.

“Para prevenir Leishmaniose e Dengue, assim como a infestação de animais peçonhentos, como escorpiões, a principal prevenção é manter casas e quintais sempre limpos, evitando o acúmulo de lixo, entulhos de construção, madeiras e, principalmente, material orgânico (frutas, fezes de animais e folhas de árvores) em decomposição”, completou o coordenador do CCZ

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário