Destaque nacional na geração de empregos, MS abre oportunidades para quem busca um lugar ao sol

São histórias de superação, mudança de área ou retorno ao mercado de trabalho, depois de realizar outras atividades

Publicado em
Destaque nacional na geração de empregos, MS abre oportunidades para quem busca um lugar ao sol

A conquista do novo emprego leva dignidade ao trabalhador, que busca melhorar a vida da sua família. Alívio por sair do desemprego ou o desafio de mudar a sua trajetória. São sentimentos que embalam e fazem parte da rotina de Mato Grosso do Sul, estado que é destaque nacional na geração de novas vagas.

São histórias de superação, mudança de área ou retorno ao mercado de trabalho, depois de realizar outras atividades. No entanto, as oportunidades só estão abertas pelo crescimento econômico do Estado, ambiente positivo de negócios e atração de capital privado.

Os números são histórias reais. Eduardo Aguiar foi contratado em outubro do ano passado para trabalhar como garçom no restaurante Casablanca Adega e Bistrô, em Campo Grande. Ele já atuava no ramo e ficou feliz pela oportunidade alcançada.

“E um ramo muito bom para quem está iniciando a carreira. Consegue aprender rápido, é um trabalho corrido, mas que exige um pouco de paciência já que lidar com pessoa nem sempre é fácil. O trabalho aqui está ótimo. Quem deseja entrar sempre aconselho a buscar qualificação e aprender com quem já tem experiência”.

Muitas vezes o objetivo é voltar ao mercado e trabalhar na loja que sempre admirou. E o caso de Cintia Cardoso, que conseguiu seu emprego na loja Inel Classic Ótica e Joalheria em agosto de 2025. “Sempre tive o desejo de trabalhar aqui, passava na frente admirava a loja. acredito muito no poder da palavra, fui profetizando desde abril e meses depois fui chamada”.

Ela contou que já trabalha como vendedora há 15 anos e dois anos atrás inclusive resolveu empreender em uma loja virtual. No entanto, resolveu voltar ao mercado de trabalho. “As coisas apertaram e busquei novo trabalho, estou feliz aqui neste emprego, uma ótima oportunidade”.

Sua colega de empresa Isadora de Paula entrou na mesma época. “Já trabalho há 12 anos com ótica e sempre digo que é um bom lugar para trabalhar, mas precisa ter qualificação, por isso sempre digo que é bom buscar capacitação, já que é difícil encontrar profissionais preparados”.

Mato Grosso do Sul lidera o índice nacional como o estado com menor indicador de desocupação de longo prazo (5,5%), em relação às pessoas que estão há dois anos ou mais sem trabalho. Esta avaliação divulgada pela CLP Brasil (Centro de Liderança Pública), faz parte do Ranking de Competitividade de 2025.

Somente no ano passado o Estado acumulou saldo positivo de 16.368 empregos formais nos últimos 12 meses, no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025. Estes dados são com base no Painel de Informações do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Fonte:

Deixe um comentário