Deputado João Henrique convoca audiência pública sobre frigoríficos

No dia 9 de julho público poderá participar das discussões sobre Projeto de Lei sobre transmissões das sessões da ALMS

Publicado em
Deputado João Henrique convoca audiência pública sobre frigoríficos

 

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, realizada nesta terça-feira (11/6), o deputado estadual João Henrique (PL), o mais jovem parlamentar de Mato Grosso do Sul, apresentou um requerimento para audiência pública sobre a situação dos frigoríficos em Mato Grosso do Sul. E, ainda, um Projeto de Lei sobre a transmissão das sessões realizadas na Assembleia Legislativa de MS em suas redes sociais, de forma que o público possa interagir, em tempo real, opinando sobre os trabalhos.

Um setor da maior relevância na economia do estado de Mato Grosso do Sul, a indústria frigorífica vem sofrendo baixas constantes - neste caso específico o Frigorífico Marfrig, que anunciou este mês o fechamento da unidade de Paranaíba e a demissão de 600 funcionários. Assim, o deputado João Henrique  solicitou a reserva do plenário Deputado Júlio Maia, da Casa de Leis, para que no dia 9 de julho de 2019, das 13h às 17h, seja realizada uma audiência pública com o tema “Desafios dos frigoríficos em MS”. 

“É preciso entender toda a extensão da cadeia produtiva, as conseqüências,  os efeitos de todas as mudanças econômicas, a recente demissão de mais de 600 funcionários com o fechamento das portas do frigorífico Marfrig, em Paranaíba. Entender qual o problema, o que aconteceu e até que ponto podemos contribuir para reverter este quadro. Porque me parece que é uma fusão, incorporação, problema de ordem societária; precisamos entender se haverá a reabertura e como isso será feito”, diz o deputado João Henrique.

Nesta sessão, o deputado do PL apresentou o Projeto de Lei sobre a transmissão de todas as sessões da Assembleia Legislativa de MS, que deverão ser transmitidas em tempo real e arquivadas em todas as redes sociais da ALMS. “O projeto prestigia aquilo que me trouxe a esta casa: o Instagram, o Facebook e a força popular de todo cidadão, que se mobiliza nas redes sociais, garantindo a participação de toda a sociedade, para saber o que ela tem a nos dizer sobre os debates travados  aqui”.

Votação PEC

Ainda durante a sessão plenária foi votado o Projeto de Emenda Constitucional proposto pelo parlamentar, que visa alterar a redação do disposto no artigo 55 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul. A emenda constitucional proposta por João Henrique pretende, segundo ele, “fortalecer o Regimento Interno da Assembleia e, conseqüentemente, o Poder Legislativo, observando que tal regimento possui força vinculante interna corporis, ou seja, obriga apenas os membros do Legislativo, no exercício do parlamento, não podendo dispor sobre direitos e obrigações de terceiros.”

Com uma derrota apertada, o Projeto não foi aprovado pelos parlamentares. Para finalizar, João Henrique pediu a palavra e ressaltou: “Apenas pra agradecer todos os colegas que acompanharam nosso suplício e esse movimento de fortalecimento parlamentar. A derrota é o peso da democracia e das decisões de Vossa Excelência, às quais  me curvo e humildemente e agradeço.”  

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário