Com 50% dos leitos ocupados, Dourados entra em alerta

A cidade se tornou desde a semana passada o epicentro do contágio no Estado, liderando o ranking entre os 52 municípios já atingidos pelo coronavírus.

Publicado em
Com 50% dos leitos ocupados, Dourados entra em alerta

Dourados já tem 21 pacientes internados por conta da covid-19, sendo 13 em leitos de enfermaria e oito em UTI's (Unidade de Terapia Intensiva). Isso representa 50% dos leitos habilitados para tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus no município. Com o avanço das ocupações hospitalares, o secretário estadual de saúde Geraldo Resende, fala em "alerta máximo" para conter o contágio na maior cidade do interior do Estado.

Em entrevista ao O PROGRESSO Digital nesta manhã, Resende afirmou que existem 43 leitos habilitados para Covid-19 na cidade. Há um mês, a cidade tinha 15 casos confirmados, sendo que 11 já haviam se recuperado e outros 4 seguiam em isolamento domiciliar. Hoje, 8/6, são 571 casos confirmados, 190 recuperados e 21 pacientes internados. Ambos os dados são referentes aos valores computados até o dia anterior.

"Enquanto os casos confirmados aumentam, o isolamento social diminui. É quase que um ato pecaminoso, onde as pessoas não se importam com a vida. Apostam com a vida. A situação de Dourados é a principal preocupação da secretaria. Nós temos externado essa preocupação para as secretarias municipais de Dourados e da região. Temos feito uma parceria intensa e provido todas as necessidades. Não vamos responder falas que venham no sentido contrário às nossas orientações. O que queremos é evitar mortes em Dourados. Optar pela vida para superar o momento de dificuldade. Não vamos polemizar falas, mesmo tratando disso como saúde pública", afirmou Geraldo.

Segundo o secretário, devem ser habilitados 32 novos leitos clínicos no Hospital Regional de Cirurgias. A pasta ainda busca a habilitação de ala específica no Hospital Universitário para atender pacientes da Covid-19, oferecendo 30 leitos clínicos e 15 de UTI.

"Há possibilidade de doação de 20 ventiladores pulmonares por parte da União. Esperamos receber o quanto antes esses equipamentos. Estamos ainda buscando criar uma ala para a população indígena no HU", acrescentou o secretário.

RECURSOS EMPENHADOS

A Prefeitura de Dourados empenhou R$ 4.964.400,00 para contratação de 44 leitos de atendimento aos pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Rita e Hospital Evangélico. Esse número inclui leitos clínicos e de UTI. O valor empenhado serve como uma reserva nos cofres, para que caso ocorra necessidade esse investimento já estará disponível para aplicação.

A reportagem tentou contato com o porta-voz do comitê de gerenciamento da pandemia em Dourados, o médico Frederico Wessinger, mas as ligações não foram atendidas.
 

Fonte: Dourados Agora

Deixe um comentário