Centro Internacional de Negócios capacita servidores da Sedesc em comércio exterior
Novas parcerias para treinamento de servidores de secretarias municipais e estaduais

Com o aumento do interesse dos empresários de Campo Grande (MS) em apostar na comercialização dos seus produtos para o mercado externo, os servidores da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) passaram por um treinamento realizado pelo CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) sobre sistemática de exportação.
Realizado ao longo do dia de ontem (18/02) na sede do CIN/MS na Capital, o treinamento disponibilizou toda a base de conhecimento sobre os principais trâmites das negociações com o mercado externo, como iniciar o processo de exportação e a logística. Ao todo, participaram 10 servidores da Sedesc, que serão líderes das principais frentes de atuação das negociações de mercado e atuarão como multiplicadores de conhecimento, levando o conhecimento adquirido para os demais servidores.
Segundo a coordenadora do CIN/MS, Gracieiry Arruda, o treinamento tem a parceria do Sebrae/MS e é o primeiro realizado em 2021, marcando o início de uma série de atividades e agendas sobre o tema em geral. “É o nosso primeiro treinamento presencial deste ano e esse conhecimento é fundamental para que esses servidores possam ajudar a alavancar em Campo Grande o fomento da pauta de comércio exterior, salientou.
Ela ressalta ainda que novas parcerias para treinamento de servidores de secretarias municipais e estaduais com foco no comércio exterior são muito bem-vindas. “O CIN está de portas abertas para empresários e instituições públicas e privadas que queiram se capacitar sobre comércio exterior, especialmente para quem deseja aprender como entrar no mercado externo”, reforçou.
Para o gerente de comércio exterior da Sedesc, Paulo Cesar Fialho, esse conhecimento será fundamental para ampliar a visão de mercado e fortalecer as estratégias de negócios. “O curso aborda as vertentes que temos em todas as áreas, especialmente do agronegócio, da indústria, do comércio e dos serviços. Muitos desses servidores não têm a visão ampla de comercio exterior e isso vai ser muito importante para a nossa atuação dentro da pasta”, salientou.
O gerente Paulo Fialho selecionou os servidores que estão fazendo o curso e também está realizando o treinamento. “O conhecimento sobre o mercado exterior é de fundamental importância para as estratégias de negócios e que poucos gestores têm essa capacitação”, afirmou.
O treinamento foi ministrado pela consultora de comércio exterior do CIN/MS, Andrea Afif Elossais, e, para tornar a didática mais interessante, os servidores tiveram a parte teórica com as principais orientações sobre o mercado externo e também exercícios com situações reais de venda. “O exemplo foi uma negociação entre Brasil e Paraguai. Essa dinâmica ensinou os servidores como funciona todo o processo de venda, desde a documentação exigida até o fechamento do negócio”, explicou Andrea Elossais.
Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link
Fonte: Fiems

Enfermeiro do HRMS é indiciado por estupro de vulnerável, mas responderá em liberdade
Vítima reconheceu o enfermeiro quando foi prestar depoimento na delegacia
Rodovias na região de três lagoas (MS) terão investimentos de R$ 7 milhões
De acordo com a Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), serão beneficiadas oito municípios sul-mato-grossense
Deixe um comentário
Quase lá...