CAPS-AD de Três Lagoas expande o olhar sobre saúde mental
Conscientização é um trabalho contínuo, profissionais reforçam a importância da rede de apoio e detalham o papel do serviço público na luta por mais vidas

Em uma conversa no programa “Café da Manhã” da Rádio Caçula FM 96.9, nesta quinta-feira (4 as especialistas Morielle Córdoba, psicóloga, e Renata de Matos, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), aprofundaram a discussão sobre a saúde mental. Elas ressaltaram que, embora o Setembro Amarelo seja um mês de grande visibilidade, a prevenção é um trabalho diário e essencial para toda a sociedade.
As profissionais explicaram que o trabalho do CAPS em Três Lagoas se estende para além das unidades. A equipe atua como “embaixadora”, levando informação e desmistificando o serviço em diversos setores da sociedade. “Nós fazemos palestras ou reuniões de orientação, justamente para ensinar essa pessoa a lidar”, afirmou Renata de Matos, referindo-se aos familiares.
O serviço também atua em parceria com outras unidades de saúde e empresas, realizando atividades educativas para a comunidade. “O suicídio é um problema de saúde pública a nível mundial e quanto mais informação, mais as pessoas podem auxiliar nesse processo de escolha, de escuta, de acolhimento de outras pessoas”, pontuou a coordenadora.
Uma questão abordada na entrevista foi o receio de que uma pessoa que já tentou tirar a própria vida venha a fazê-lo novamente. Renata de Matos explicou que, embora tentativas prévias possam aumentar a probabilidade, o risco não é uma certeza. É fundamental que a pessoa em sofrimento seja acolhida e tenha acesso a suporte profissional.
“Uma pessoa que tem um comportamento suicida, não é uma questão automática, a gente não pode dizer que ela vai tentar novamente assim que tiver a oportunidade”, esclareceu a coordenadora. Ela ressaltou que o CAPS oferece um trabalho multiprofissional, que é uma grande vantagem em relação ao atendimento particular, pois o paciente é acompanhado por uma equipe completa.
Morielle Córdoba também fez questão de diferenciar a autolesão (ou “violência auto-provocada”) do comportamento suicida. “Não necessariamente uma pessoa que apresenta um comportamento auto-lesivo, automaticamente ela se torna uma pessoa com comportamento suicida”, explicou a psicóloga. Segundo ela, a autolesão é um sinal de sofrimento que merece atenção, mas não é o mesmo que uma tentativa de tirar a própria vida.
A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR
A entrevista foi concluída com uma mensagem de esperança. Morielle e Renata reforçaram que o trabalho de conscientização não se limita a um mês, mas é um esforço contínuo para promover a saúde mental e prevenir o suicídio.
“A gente tem essa maior visibilidade, por conta de ser um mês específico para se trabalhar essa conscientização, mas é importantíssimo a gente falar sobre isso e realmente buscar ajuda em situações que a gente vê que a pessoa está em sofrimento”, finalizou Renata de Matos. A equipe do CAPS AD de Três Lagoas deixou claro que a vida importa e que o Setembro Amarelo, acima de tudo, é sobre a vida.
CANAIS DE AJUDA
Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, procure ajuda. O CAPS e o CVV estão prontos para acolher de forma sigilosa.
CAPS AD de Três Lagoas Endereço: Rua Itaciu Pereira Martins, 1520 – Santos Dumont/Parque São Carlos
Telefone: (67) 99182-0850 (ligações) | (67) 99252-1932 (WhatsApp)
CAPS II de Três Lagoas Endereço: Rua Coronel João Filgueiras, 2511 – Bairro Nova Três Lagoas
Telefone: (67) 99182-0409 (ligações e WhatsApp)
Centro de Valorização da Vida (CVV)Telefone: Ligue para 188. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.
Fonte: Rádio Caçula

Alunos da AEMS vencem inédita categoria do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Estudantes de Jornalismo conquistaram o primeiro lugar na estreia da categoria “Jornalismo Universitário” com vídeo produzido em disciplina da faculdade

Plataforma inovadora fortalece ensino do inglês para 83 mil alunos das escolas estaduais
Iniciativa também beneficia mais de 1 mil professores da Rede Estadual de Ensino, com aulas interativas, recursos de Inteligência Artificial e conteúdos exclusivos
Deixe um comentário
Quase lá...