FIEMS inicia no dia 19 a vacinação de trabalhadores da indústria contra a gripe
Federação comprou 53 mil doses e 131 empresas já estão cadastradas para imunizar colaboradores
A Federação das Indústrias do Estado Mato Grosso do Sul inicia na próxima segunda-feira dia (19/04) a Campanha de Imunização contra a Influenza para os colaboradores e funcionários do setor industrial no estado.
Neste ano quase 53 mil doses foram compradas pela FIEMS. O objetivo é aumentar o número de colaboradores imunizados. Para isso, a quantidade de doses compradas é mais que o dobro em comparação com a campanha passada, quando foram adquiridas 22 mil doses.
Vacinar contra a gripe também ajuda a combater a covid-19
O gerente do SST (Segurança e Saúde no Trabalho) do SESI, Michel Klaime, destacou que a saúde do trabalhador é uma grande preocupação para a FIEMS, por isso, a vacinação contra a gripe é tão importante. “O quanto antes for realizada a imunização e maior o percentual de cobertura, melhor para todos, pois conseguimos reduzir a circulação do vírus na população, principalmente nesse momento que estamos enfrentando uma pandemia provocada por outro vírus”. Vale ressaltar que a vacinação contra a gripe auxilia no diagnóstico mais rápido da covid-19.
Isso acontece porque os sintomas das duas doenças são semelhantes, se o paciente com suspeita chegar ao pronto-atendimento e tiver se vacinado contra a gripe, a equipe médica pode descartar a hipótese da doença e se concentrar no diagnóstico do novo coronavírus, com explicou a médica do SST do SESI, a pneumologista Paola Brito. “A adesão a vacina da gripe é fundamental porque ajuda a diminuir a incidência de gripe comum e influenza, reduzindo assim, os casos de hospitalização, nesse momento de pandemia que estamos com hospitais lotados, vacinar contra a gripe é de extrema importância”.
FIEMS garantiu vacinas trivalente e quadrivalente
As doses de vacinas compradas são do tipo trivalente e quadrivalente, que imunizam contra vírus da gripe, influenza A; influenza B, e uma segunda cepa do vírus da influenza B. Até o momento, 131 empresas já entraram em contato com a FIEMS para agendar a vacinação dos seus trabalhadores. A expectativa é atender 200 empresas em todo o Estado, até o fim da campanha, que deve durar 90 dias. A vacinação vai ser realizada nas próprias empresas credenciadas, sem ter a necessidade de deslocamento do trabalhador.
Vacinação pelo SUS no Estado vai até o dia 9 de julho
A campanha de imunização contra Influenza em Mato Grosso do Sul, desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será realizada entre 12 de abril e 9 de julho. A meta é vacinar 90% de 1 milhão de pessoas que compões os públicos prioritários até o fim da campanha. O Ministério da Saúde deve enviar um total de 1 milhão de doses de vacinas até o final da campanha. A Secretaria de Estado de Saúde recebeu o primeiro lote de 124 mil doses de vacina e distribuiu aos municípios em 08 de abril.
Vacinação vai ocorrer em três fases
A campanha será dividida em três fases, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. A primeira vai de 12 de abril a 10 de maio, onde serão vacinadas crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde. A segunda etapa será de 11 de maio a 8 de junho e serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e professores.
A terceira fase da vacinação será de 09 de junho a 9 de julho e serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.
Cada município tem autonomia para estabelecer o próprio plano de trabalho respeitando os grupos prioritários estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Campo Grande recebeu 32,7 mil doses da vacina contra a gripe
Em Campo Grande, a vacinação da gripe começa nesta terça-feira (13/04) e para evitar aglomerações e que os públicos desta campanha e da covid não se encontrem serão definidos calendários exclusivos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município alguns pontos devem permanecer destinados apenas a aplicação da vacina da covid e outros da Influenza.
Também de acordo com Sesau, o município recebeu 32.750 doses do imunobiológico, que será destinado para a primeira etapa do público alvo. Nessa primeira etapa a vacinação será em crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.
Como estarão acontecendo, simultaneamente, duas campanhas de vacinação a secretaria de saúde do município reforça a necessidade de se manter atento à data de vacinação. Por não haver estudos que mostrem possíveis reações ou conflitos na imunização quando aplicadas as vacinas contra Covid-19 e Influenza juntas, a recomendação é priorizar a vacina contra Covid-19, contudo, se ainda não chegou a data para vacinação de um determinado público, mas ele já poderá receber a dose contra Influenza, orienta-se aguardar 15 dias antes da aplicação da outra dose.
Leia mais em: www.fiems.com.br.
Fonte: Fiems
4000
“É a primeira vez, desde 2007, que vejo Três Lagoas registrar mais óbitos do que nascimentos”, diz técnico da Secretaria de Saúde de Três Lagoas
Três Lagoas já notificou 49.833 casos suspeitos da doença, desse total, 11.832 foram positivados para Covid-19 e 38.001 testaram negativo
Deixe um comentário
Quase lá...