Aviação regional em MS começa a decolar em 2020

Vinda da VoePass ao Estado vai ao encontro do Voe MS, projeto apresentado pelo deputado João Henrique, visando ampliar o desenvolvimento dos municípios

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Aviação regional em MS começa a decolar em 2020

 

A proposta apresentada ano passado pelo deputado João Henrique (PL), por meio do projeto Voe MS de incentivo à aviação regional, está rendendo frutos neste início de 2020. A VoePass, novo nome da Passaredo, começará a operar, a partir de final de março, voos em Campo Grande e em Três Lagoas, ação que está movimentando o mercado de aviação local, já com a redução nos preços das passagens de companhias como a Azul e a Latam.

Para o deputado João Henrique, que mostrou em seu projeto de lei a necessidade deste mercado ser levado a sério em MS, há muito espaço para o funcionamento da aviação regional, já que interfere diretamente no processo de desenvolvimento socioeconômico, também como o importante e fundamental papel social em que realiza na região ao transportar cargas, informações e passageiros, efetuando assim intercâmbio social, cultural e realizando uma movimentação na economia local. “Nosso Estado tem um mercado importante para a aviação regional, entre eles a posição geográfica e o grande potencial nas áreas de turismo e agronegócio”, destaca.

O Projeto de lei do deputado buscava estimular e democratizar o transporte aéreo de pessoas e de cargas em Mato Grosso do Sul, ampliando a malha aérea estadual com foco nas conexões regionais, atrair empresas do segmento e fomentando o turismo. “É justamente o que está acontecendo com a vinda desta empresa. E a consequência natural é o barateamento das passagens, visto que o Estado tem mercado e posição geográfica importantes”, justifica o deputado João Henrique.

Para ele, quando novas rotas são oferecidas, além do município-alvo, todos os demais ao redor são beneficiados. “Podemos citar Paranaíba, por exemplo, que fica a 178 Km de Três Lagoas, e poderá dinamizar ainda mais sua economia com esta linha”. Ele acrescenta que outros municípios do Estado necessitam deste tipo de incentivo aéreo. “Nosso Estado tem uma economia dinâmica, que se amplia a cada ano, e é preciso identificar e premiar outros polos com a aviação regional. Demanda não falta”.

Embora o Voe MS não tenha se tornado lei, o deputado se sentiu orgulhoso quando viu sua ideia embasar, em junho de 2019, o decreto assinado pelo Governo estadual que deu incentivo fiscal à ampliação da aviação regional por meio da redução da alíquota do ICMS sobre o combustível, reduzindo os custos operacionais.

 

Fonte: Assessoria

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