Estudantes do IFMS embarcam para estágio em Portugal
No primeiro estágio internacional oferecido pelo Instituto Federal, dez estudantes irão desenvolver atividades no Instituto Politécnico de Bragança entre os meses de outubro e novembro

Dez estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) embarcam nesta sexta-feira, 27, para uma experiência educativa internacional. Eles foram selecionados para realizar o estágio curricular – obrigatório para a conclusão dos cursos técnicos e de licenciatura – no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.
Este é o primeiro estágio internacional oferecido pelo IFMS após a celebração do Acordo Geral de Cooperação Técnica com o IPB, assinado simbolicamente no dia 30 de maio.
O assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio da Rocha, lembra que esta é mais uma ação do processo de internacionalização da instituição.
"O estágio internacional é importante para que nossos estudantes saibam, por exemplo, como o outro país lida com questões como o uso da tecnologia no mundo do trabalho. E além da experiência acadêmica, esses jovens terão a oportunidade de vivenciar outra cultura, refletir sobre a própria cultura e ainda ter em seus currículos um estágio internacional, o que aumenta as chances de empregabilidade", destaca o assessor.
No processo de internacionalização, cursos de línguas, intercâmbios e outras atividades também são oferecidos a servidores e estudantes.
Seleção - Foi feita por meio de edital publicado na Central de Seleção do IFMS. Foram ofertadas 13 vagas e disponibilizados dez auxílios financeiros, um para cada campus da instituição.
Puderam concorrer estudantes dos cursos técnicos integrados e da licenciatura em Química. Dez foram selecionados e nove receberam o auxílio para a viagem.
Cada um dos estudantes recebeu isenção nos pagamentos das taxas acadêmicas cobradas em Portugal e R$ 8 mil para hospedagem, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas e outras despesas.
O estágio será realizado na cidade de Bragança, localizada a 500 quilômetros de Lisboa. As atividades serão desenvolvidas nos meses de outubro e novembro.
Estágio Curricular Obrigatório – Tem como objetivo de complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional.
A participação em estágios está prevista nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados no IFMS. No caso do estágio curricular obrigatório, a carga horária precisa ser cumprida para que o estudante consiga a aprovação e o diploma de conclusão de curso.
Experiência – Para a maioria dos selecionados, sair do Brasil – e até mesmo viajar de avião – é uma novidade. Com o apoio do IFMS, esses estudantes voltarão ao Brasil com uma bagagem capaz de enriquecer o currículo e a vida.
Fonte: Fiems

Região dos bairros Novo Oeste e Vila Verde recebe “Campanha Meu Bairro Limpo”
A terceira etapa acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro

Alunos de Três Lagoas estão em Nova Andradina para Jogos Escolares de badminton, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez
A delegação de Três Lagoas conta com 31 jovens atleta
Deixe um comentário
Quase lá...